Valença terá oferta turística inventariada
Valença, 10 de maio de 2016
Valença-RJ, 9/05/2016
Valença é uma das cidades contempladas com o Projeto Inventário da Oferta Turística (IOT-RJ), produzido pela UFF (Universidade Federal Fluminense) a pedido da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, com recursos do Programa Regional do Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A pesquisa de campo na Região do Vale do Café teve início no dia 9 e Valença receberá os pesquisadores entre os dias 12 e 15.
A equipe do IOT-RJ, formada por 17 pesquisadores do curso de Turismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, visitarão e farão o inventário de toda a oferta turística de Valença. Toda a pesquisa será realizada por meio de moderno sistema digital com o uso de tabletes. Este processo é pioneiro no Brasil quando se trata do uso desta tecnologia em projetos completos de oferta turística.
A Região do Vale do Café é a terceira a receber as pesquisas. A Coordenação Técnica do IOT-RJ lembra os empresários que a pesquisa é fundamental para o levantamento dos serviços turísticos do Estado e que serão visitadas estabelecimentos diversos de hospedagem, alimentação e lazer, além de pontos atrativos culturais e naturais. Os empresários devem ficar atentos e se prepararem para receber os pesquisadores, já que esse trabalho é fundamental para garantir a divulgação do turismo local para todo o Estado.
Além de Valença, apenas mais três municípios receberão o inventário na Região do Vale do Café.