Valença, 1 de março de 2024

Neste sábado, dia 2 de março, a partir das 9h, na Praça Visconde do Rio Preto (Jardim de Cima), a Prefeitura de Valença, através da Secretaria de Saúde em parceria com a Vigilância Ambiental e alunos do curso de Medicina da UNIFAA representando a Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicinas, estarão oferecendo atendimentos e ações de prevenção ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e outras doenças.

O Dia D de combate à dengue faz parte dos esforços contínuos da Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde, para controlar a proliferação do mosquito e prevenir a transmissão dos vírus da dengue, chikungunya e zika.

Diversas estratégias estão sendo implementadas, incluindo visitas domiciliares e ações de bloqueio com carro fumacê em áreas com casos confirmados.

O secretário Municipal de Saúde, Paulo Russo, ressalta a importância da mobilização da comunidade: “Todos os dias, temos que estar atentos para eliminar os focos do mosquito. Mas, especialmente neste Dia D, contamos com cada um para mobilizar sua família, vizinhos, amigos, colegas de trabalho, todos ao seu redor, da importância de não deixarmos água parada.”

Para evitar possíveis focos do Aedes aegypti, é essencial seguir medidas preventivas, como retirar os pratinhos das plantas, manter a caixa d’água bem fechada, lavar bem as vasilhas dos pets, limpar telhas e calhas para evitar acúmulo de água, virar garrafas e potes vazios, e outras práticas de higiene e limpeza do ambiente.