Valença, 27 de novembro de 2017

Comparada à avaliação anterior, Valença saiu da nota 6,11 para a primeira colocação no ranking, com destaque nacional

Valença está em primeiro lugar, com nota dez, no ranking das cidades brasileiras de cumprimento da Lei de Acesso à Informação.  É o que mostra o resultado da 3º avaliação da Escala Brasil Transparente (EBT), divulgado pela Controladoria Geral da União (CGU). Comparada à primeira avaliação, Valença saiu da nota 6,11 para nota 10 em todos os critérios avaliados, o que traduz a eficiência e compromisso da prefeitura na prestação de contas ao cidadão.

Atualmente, o Portal da Transparência da Prefeitura de Valença cumpre totalmente as exigências da Lei de Acesso à Informação às administrações públicas. As melhorias acrescidas à página na gestão do prefeito Fernandinho Graça dizem respeito principalmente à ampliação do sistema de informação, passando a ofertar novos links com importantes dados sobre a gestão municipal, que podem ser acessados pelo cidadão através do link.

O ranking utiliza informações online disponibilizadas no site das prefeituras, no Portal da Transparência. Dados públicos como receitas, despesas, prestação de contas, diárias pagas  e licitações são considerados para elaboração da classificação final. A transparência é uma obrigação legal dos municípios.

O Ranking da Transparência avaliou os 5.561 municípios do país, dos 26 Estados e do Distrito Federal.

Para o prefeito Fernandinho Graça a nota 10 de reconhecimento aplicada pela Controladoria Geral da União (CGU), ao Portal da Transparência da Prefeitura de Valença é o resultado de uma série de ações e iniciativas que visam dar publicidade as ações e deliberações do Executivo.

Essa conquista é resultado de um esforço conjunto da Secretaria de Controle Interno junto à Assessoria de Comunicação, responsável pelo Portal de Transparência e o canal de Informações ao Cidadão e Ouvidoria. Mas, nada seria realizado sem a participação de todos os servidores envolvidos, precisamos manter todos os dados atualizados e o Portal da Transparência em pleno funcionamento.