Valença, 25 de junho de 2014

O Subsecretário Municipal de Defesa Civil, Cel. Marco Aurélio e equipe ( Wemerson, Valmir e Francis)  participaram da II Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil 2014, realizada recentemente, no centro de eventos Bradesco, no Rio de Janeiro. O evento teve o objetivo de formalizar propostas para a II Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil, a ser realizada em novembro próximo, em Brasília e contou com a participação de representantes de 84 dos 92 municípios do Estado. Na ocasião, foram eleitos representantes do Poder Público, Sociedade Civil, Comunidade Científica e Conselhos Profissionais. Do Poder Público foram eleitos 35 representantes, sendo 2 da nossa Região: Barra Mansa e Porto Real que são da III e IV REDEC regionais que abrangem 17 municípios.

Segundo o Cel. Marco Aurélio há possibilidade de Valença assinar a carta de intenções junto a ONU, desde que seja cumprido os protocolos exigidos, dentre eles tornar-se uma “Cidade Resiliente”, ou seja,  preparada para voltar à normalidade após situações adversas, com capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente de um desastre de maneira organizada e prevenir vidas e bens sejam recuperados. “Para isso, destacamos a importância dos fatores subjacentes ao risco, tais como o combate à desordem urbana, a ocupação irregular das encostas, margem dos rios e déficit habitacional”, disse Marco Aurélio, acrescentando que a participação da comunidade escolar, crianças, adolescentes é de suma importância para a mudança cultural, estando o setor em planejamento para a realização de palestras, distribuição de panfletos e outras atividades que orientem à população em tais situações, mantendo sempre o compromisso da Defesa Civil, que o de preservar a Vida.

Valença participa da II Confererência Estadual de Proteção e Defesa Civil

O evento foi prestigiado pelo secretário nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, General Adriano Junior que é responsável pela ação da ocupação do Morro do Alemão, no Rio), pelo chefe da representação da ONU para ações de Prevenção e Defesa Civil com sede no Rio de Janeiro, deputado federal Glauber Rocha, que elaborou e aprovou a Lei 12608, que versa sobre a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) e do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC) e pelo secretário estadual de Defesa Civil Cel. Sergio Simões, que justificou a ausência do governador do Estado, que estava em compromisso assumido anteriormente.