Valença, 6 de julho de 2021

Em atendimento a uma solicitação do Prefeito de Valença Fernandinho Graça, a Secretária Municipal de Administração Denise Souza, acompanhada da Secretária de Educação Mara Medeiros, participaram nesta segunda-feira, dia 05, do Fórum de Educação e Atendimento Técnico do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), no município de Miguel Pereira.

O evento contou com representantes de 63 cidades do estado, onde estavam presentes o Prefeito de Miguel Pereira, André Português, o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, o Secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Alexandre Valle e o Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Marcelo Lopes.

A Secretária Denise Souza comentou que o evento foi produtivo e teve como objetivo, estreitar laços entre Governo Federal, estados e municípios.
– Recebemos suporte e esclarecimentos sobre os programas do FNDE em especial o PAR – Plano de Ação Articulada, onde levamos ao conhecimento do Prefeito Fernandinho Graça, a importância do município de Valença elaborar os seus planos, para que possa receber apoio técnico da União para melhorias na educação básica pública.

Já a Secretária de Educação Mara Medeiros, disse estar confiante, sobre a atuação do Município junto ao Governo Federal e ao Estado. “Recebemos orientações para solicitação de demandas junto ao FNDE através do Plano de Ações Articuladas – o PAR 4, que dará ao município um retorno positivo de investimentos e melhorias em nossa educação local”, destacou a Secretária de Educação.

O Plano de Ações Articuladas (PAR) é uma estratégia de assistência técnica e financeira que oferece aos municípios um instrumento de diagnóstico e planejamento de política educacional, concebido para estruturar e gerenciar metas definidas de forma a contribuir para a construção de um sistema nacional de ensino.

Foto 01- A Secretária de Administração de Valença, Denise Souza, ao lado do Ministro da Educação, Milton Ribeiro e a Secretária Municipal de Educação Mara Medeiros, ao lado do Secretário de Educação do Estado do Rio, Alexandre Valle.

Foto 02 – Secretária de Administração de Valença, Denise Souza e o Presidente do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Marcelo Lopes.

Foto 03 – Secretária de Educação de Valença, Mara Medeiros e o Presidente do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Marcelo Lopes.

Foto 04 – A Secretária de Administração de Valença, Denise Souza e o Ministro da Educação, Milton Ribeiro.