Valença, 24 de outubro de 2022

O evento, em alusão ao Outubro Rosa, realizado na manhã do último sábado (22), na Praça Visconde do Rio Preto (Jardim de Cima), no centro de Valença, das 9h às 13h, é um Projeto da TV RIO SUL, contou com o patrocínio da Pion G, Sicoob, Unimed Volta Redonda e com o apoio da Prefeitura de Valença, foi o maior sucesso.

O projeto, que teve como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.

A primeira ação do dia ficou por conta do Aulão de ginástica com a equipe da secretaria de Esportes, com a participação do Secretário de Esporte Rômulo Milagres e da Professora Juliana.

A Secretaria de Saúde com apoio do Secretário Márcio Petrillo e da Coordenadora da Atenção Básica, Janaína Guimarães, realizou o atendimento na aferição de pressão arterial e glicemia, orientações sobre o câncer de mama. Havia um espaço com equipes de enfermeiras orientando sobre o autocuidado com o tema: “A importância de se tocar para conhecer seu corpo”. E outro espaço com profissionais atuando com práticas integrativas como: auriculoterapia, acupuntura, massagem e reiki.

No stand da Pion G, com a presença da empresária Solange Carvalho, aconteceram palestras com profissionais de educação física e nutrologia sobre o tema: “A importância do exercício físico e da nutrologia na prevenção, tratamento e na reabilitação de pacientes com câncer”
Duas colaboradoras que enfrentaram e venceram o câncer de mama compartilharam com as pessoas como foi a vitória contra a doença.

Já a Secretaria de Assistência Social com a supervisão do Secretário Professor Rafael Tavares, realizou um trabalho de orientação sobre o funcionamento dos equipamentos da Assistência Social – Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Ofertou também o cadastro de encaminhamento para a retirada da segunda via de documentos de forma gratuita.

Uma equipe da Academia da Dandara, fez uma bela exibição na praça associando força e condicionamento físico baseado … na intensidade dos treinos na academia.

Para fechar o evento com chave de ouro, houve a apresentação feminina de capoeira e maculelê do Centro Cultural Nação Mestiça da secretaria de Assistência Social.