Valença, 14 de novembro de 2017

O sucesso é o resultado de esforços repetidos no dia a dia. Foi com esse pensamento de responsabilidade em busca de melhorias na Educação Ambiental para Valença, que a Secretária de Educação, Maria Aparecida de Almeida buscou a parceria da FAA, ACIVA, INSTITUTO NACIONAL DO AMBIENTE – INEA e a SECRETARIA DE ESTADO DO AMBIENTE para o lançamento do Programa Preservando Valença.

O lançamento do aconteceu no último sábado (11/11), na Praça Visconde do Rio Preto (Jardim de Cima). Tendo como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância do cuidado com a cidade. O Programa propõe uma nova relação das pessoas com a cidade, através de ações simples, como descartar lixo em local apropriado, economia de água e energia elétrica, manter a cidade limpa e preservar o patrimônio público. São atitudes que fazem a diferença na construção de um bom lugar para se viver e geram benefícios para seus habitantes e visitantes.

A secretária de Educação, Maria Aparecida de Almeida, destacou que a Educação pode mudar hábitos, transformar a situação do planeta terra e proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas. E isso, só se fará com uma prática de educação ambiental, onde cada indivíduo sinta-se responsável em fazer algo para conter o avanço da degradação ambiental. O ser humano deve passar a entender, desde cedo, precisa cuidar, preservar e que o futuro depende do equilíbrio entre homem e natureza e do uso racional dos recursos naturais.

O evento teve como atrações, as participações do Grupo de Jongo “Filhos de Mãe Preta”, do estilista e educador Almir França, coordenador do Projeto Ecomoda, oferecendo uma oficina de confecções de bolsas, do Gestor do Parque Estadual da Serra da Concórdia, Humberto Piauí, com técnicos oferecendo orientações sobre a fauna e flora existente no parque e também a participação de todas as secretarias municipais.