Valença, 24 de novembro de 2014

_MGL0750.webCom início em 17/11, a Semana da Consciência Negra, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, seguiu até o dia 23 com atrações diversificadas.
Na noite de quinta-feira (20), subiram ao palco, no adro da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória, o cantor Sergio Pererê e seus músicos.
Sérgio Pererê é autodidata no campo musical, e sua obra é influenciada principalmente por ritmos como blues, soul e rock progressivo. Sempre em contato com as raízes afro-brasileiras é na atualidade um dos maiores pesquisadores do assunto. O músico canta seus sentimentos, personagens, sua família e sobre os elementos sagrados da cultura africana. São muitos ritmos e temas. Sérgio Pererê apresenta uma musicalidade rica e complexa acessível a todos os públicos.
_DSC1230Antes do show, uma Missa Afro na Catedral e um lindíssimo desfile da Beleza Negra com alunos do Colégio Estadual José Fonseca sob a coordenação do estilista Ronildo Marques Nascimento. O desfile teve como tema central a história do Santo do Pau Oco, uma referência ao transporte clandestino do ouro, realizado pelos escravos em busca da liberdade.
Neste mesmo dia, pela manhã, o músico Sérgio Pererê visitou o Quilombo São José da Serra em Santa Isabel do Rio Preto. Na ocasião fez fotos e conversou com moradores. Foi uma visita breve, pois a comunidade estava pronta e de saída para uma apresentação de Jongo no município vizinho. O músico manifestou o desejo de retornar para desfrutar um pouco mais da companhia das pessoas e apreender a cultura local. “O importante é que já sei o caminho e poderei voltar”, disse.
Na ida uma parada obrigatória para admirar a Serra da Beleza.
Na sexta-feira, dia 21, foi a vez de moradores e visitantes do distrito de Conservatória serem agraciados com a participação do cantor Sergio Pererê e seus músicos.

_MGL0744.web

_MGL06251.web