Valença, 17 de março de 2023

A equipe do Setor Pedagógico, da Secretaria Municipal de Educação, promoveu a reunião dos professores dos 2°anos, 5° anos e 9° anos para discussão a partir da Matriz de Referência SAEB e habilidades da BNCC.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é um conjunto de avaliações de larga escala que permite ao INEP realizar um diagnóstico da educação básica brasileira.

A avaliação, que é prevista na lei nº 9.394/96, em consonância com as normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sofreu algumas alterações nos últimos anos.

Também é possível ressaltar que o SAEB passa a ter como público alvo todas as escolas da rede pública e particular de ensino básico, como consta na portaria no 458, publicada em 5 de maio de 2020.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, Mara Medeiros, para os educadores e a escola esta é uma excelente oportunidade para avaliação de desempenho, fazendo com que seja possível entender os pontos fortes de cada turma, além de identificar as fragilidades para agir o mais rápido possível. “Estas informações também serão analisadas pelo Setor Pedagógico, que passa a desenvolver ações ainda mais imediatas e eficazes, ou seja, temos aqui uma grande ferramenta norteadora de políticas públicas”, finalizou a secretária.

Além disso, escolas que obtêm um bom resultado no SAEB podem validar seus esforços e estratégias de ensino, potencializando e valorizando ainda mais sua reputação em todo território nacional.