Valença, 31 de julho de 2014

Em pé, no centro, o Subsecretário Municipal de Defesa Civil, Cel. BM Marco Aurélio Alves.

Considerando as diretrizes da Politica Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDC), Secretaria de Estado de Defesa Civil lança os resultados das pesquisas que apontaram as principais ameaças naturais que atingem o estado.
O evento de lançamento do “ Mapa de Ameaças Naturais 2014” foi realizado no Auditório do Complexo de Ensino Coronel Sarmento, em Guadalupe, Rio de Janeiro, no dia 29 de julho, às 14h, e contou com a presença do secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, Coronel BM Sérgio Simões.
Um estudo feito pela Secretaria de Estado de Defesa Civil ( SEDEC) apontou que 35% das ameaças naturais que atingem o Estado do Rio de Janeiro são deslizamentos e inundações. O resultado foi obtido por meio de um diagnóstico feito para 460 ameaças mais recorrentes nos 92 municípios do estado. Cerca de 90% dos municípios participaram das reuniões e 100% colaboraram com as informações para elaboração dos planos de contingência.
Baseados nesta pesquisa, a secretaria visa oferecer às 92 defesas civis municipais um treinamento específico e intensivo para cada uma das ameaças citadas. O próximo encontro acontecerá em Barra Mansa, no dia 13/08, com 20 municípios da região.
O evento faz parte das ações da Secretaria de Estado de Defesa Civil, Superintendência Operacional, Departamento Geral de Defesa Civil – DGDEC, REDEC 4 Sul II. Valença esteve representada pelo Subsecretário Municipal de Defesa Civil, Cel. BM Marco Aurélio Alves.