Valença, 4 de dezembro de 2014

Aconteceu, dia 02, no Auditório do CEFET, uma reunião de encerramento de ciclo e confraternização dos participantes do PNAIC das escolas municipais, contando com cerca de 60 pessoas.

A Cerimonialista, Prof.ª Gisele Arieira da Silva, da Secretaria de Educação (formadora e coordenadora do PNAIC), iniciou a reunião chamando para compor a mesa a Secretária de Educação Tânia Maria Machado Pinto, as Orientadoras de Estudo do PNAIC em Valença, Prof.ª Adenise de Paula, Prof.ª Deise de Freitas Arieira, Prof.ª Joelma dos Santos, Prof.ª Maria Luiza Alves, Prof.ª Zilma Abdala, Prof.ª Maria Lucia Rosa; e as convidadas Prof.ª Márcia Rogéria de Lima e Prof.ª Débora, Coordenadora do PNAIC de Angra dos Reis. Em seguida foram executados os Hinos, Nacional e de Valença.
Secretaria de Educação realiza confraternização de encerramento PNAIC

Após, a Secretária Tânia usou a palavra, enfatizando que o PNAIC busca resgatar a criança e o jovem respeitando o desenvolvimento de cada um. Ressaltou, ainda, a participação de Valença no livro produzido pela UFRJ, sobre as experiências do Pacto no estado do Rio de Janeiro. Também aproveitou para felicitar a todos pelo fim do ano e citou a Jornada Pedagógica que deve acontecer em março de 2015 com palestras e oficinas simultâneas para todas as áreas da Secretaria de Educação.

Secretaria de Educação realiza confraternização de encerramento PNAIC

Maria Lucia Rosa falou em nome das orientadoras de estudo, citando as dificuldades que todos enfrentam, mas que apesar de tudo, o produto que se tem são as mudanças que acontecem com o esforço de todos.
Secretaria de Educação realiza confraternização de encerramento PNAIC

Continuando, a Prof.ª. Gisele Arieira da Silva, fez um breve histórico do programa em Valença.
Os professores Marcelo, Natália e Terumi, e aluna Letícia, fizeram uma apresentação de teatro fantoches com o tema “Matematicando”, mostrando as experiências e métodos diferentes para o ensino da matemática que foram apresentados pelo Pacto.

Secretaria de Educação realiza confraternização de encerramento PNAIC

O professor Luciano, de Angra dos Reis, com o personagem “Velho Cantador”, um contador de história muito animado, fez uma homenagem musical aos professores. Apresentou depois o personagem “Mestre Cuca Literário” que incentiva a leitura através da contação e criação de histórias.
Secretaria de Educação realiza confraternização de encerramento PNAIC

A seguir, a apresentação do professor, pedagogo, Joaquim e seu filho, fazendo uma homenagem aos professores através da música, falando da dedicação dos profissionais.
No encerramento, Malu e Marcinho se apresentaram cantando a Canção do Terceiro Milênio e foram entregues lembranças aos visitantes de Angra dos Reis – nome dos visitantes.