Valença, 18 de outubro de 2022

Afim de otimizar o uso da vacina BCG, que protege principalmente as crianças contra formas graves da tuberculose, a Prefeitura de Valença centralizou a oferta do imunizante em um único local.

A aplicação será sempre às quartas-feiras, das 8h às 15h no Centro Municipal de Imunização, na Praça Balbina Fonseca, 162, próximo ao Hospital Escola.

A vacina BCG faz parte do Calendário Nacional de Imunização, sendo um dos primeiros imunizantes aplicados em recém-nascidos até aos 28 dias de vida.

A medida está relacionada à instabilidade no fornecimento da vacina no território nacional, por parte do Ministério da Saúde. A centralização temporária da aplicação do imunizante em municípios é uma estratégia para evitar o desabastecimento.

Conforme a Coordenadora do Centro de Imunização de Valença, Miredina Hypólito, o objetivo da medida é evitar a perda de doses, uma vez que o frasco da vacina BCG é multidose (contém 20 doses) com validade de apenas seis horas depois de aberto.

“A intenção é que haja um melhor aproveitamento das doses da vacina em razão da disponibilidade deste imunobiológico no país. Por isso, ficou estabelecido que iremos atender cumprindo esse protocolo, até que se normalize a distribuição da vacina”, explicou.