Valença, 28 de maio de 2014

A Prefeitura de Valença iniciou a reforma de um dos principais cartões postais da cidade, a Praça Visconde do Rio Preto – Jardim de Cima.

Praça Visconde do Rio Preto - Jardim de Cima

Praça Visconde do Rio Preto – Jardim de Cima

O trabalho será desenvolvido em duas etapas, a primeira iniciou pelo Parque Infantil numa parceria com a UNIMED Valença, seguida de outros serviços realizados pela prefeitura como podas, pintura dos bancos, colocação de refletores e iluminação por todo o jardim e entorno.

Reforma de praças recuperam cartões postais de Valença

A segunda etapa, de acordo com informações da Secretaria de Cultura e Turismo contará com apoio da Secretaria Estadual de Turismo. Além de atender o Jardim de Cima, o projeto compreende também outras praças centrais como a Praça da bandeira e Praça XV de Novembro – Jardim de Baixo.

O bairro de Fátima igualmente está sendo beneficiado com a melhoria da Praça Portugal. Está prevista adequação de passeios, de rampas de acessibilidade, além de instalações de área de lazer com aparelhos de ginástica ao ar livre, reforma da quadra e dos brinquedos e a construção de banheiro.

Praça Portugal no Bairro de Fátima

Praça Visconde do Rio Preto – Jardim de Cima

Praça ajardinada em 1884, localizada no coração município é um dos principais pontos de mobilização social. Com projeto atribuído ao botânico e paisagista Auguste Glaziou, em seu entorno encontram-se prédios do século 19 e início do 20. Um coreto em estilo art-nouveau, todo em ferro fundido e feito em 1916, dá um toque especial à praça histórica.
No jardim também encontramos outras obras de arte que merecem destaque, tais como as esculturas de D. André Arcoverde (primeiro Bispo de Valença), Dr. Humberto Pentagna e o Monumento à Inteligência de autoria do escultor Mandarino, construído pela Academia Valenciana de Letras em comemoração ao seu Jubileu, em 1974.
O conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico formado pela Praça Visconde do Rio Preto e adjacências é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). No conjunto encontram-se o Antigo Palacete Visconde do Rio Preto, o prédio da antiga Padaria Pentagna, a Antiga Casa Amidee Berger, o Cine Glória e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, entre outras construções.