Valença, 5 de maio de 2015

O câncer de mama identificado em estágios iniciais, quando as lesões são menores, apresenta prognóstico mais favorável e elevado percentual de cura.

No dia 17/04, a Secretaria Municipal de Educação recebeu o Presidente do Diretório Acadêmico do Direito, André Dias, juntamente com a Dra. Filomena Aste Silveira para apresentação inicial da ação Prevenção do Câncer de Mama à Luz da Lei nº 11.664/08.

Prevenção do Câncer de Mama em campanha na Secretaria Municipal  de Educação

A lei assegura a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, dentre eles a realização de exame mamográfico a todas as mulheres a partir dos 40 (quarenta) anos de idade.
A ação levou orientação sobre o que a lei diz e informações sobre o câncer como exames preventivos, possíveis sintomas e as complicações da doença. Objetiva alertar e destaca a importância do diagnóstico precoce.
O encontro contou com a participação de membros da Secretaria de Educação e representantes de diversos segmentos da sociedade como: Maçonaria “Oito de Dezembro”; Rotary Club de Valença; APAE; Igreja Messiânica – Johrei Center; Diretório Acadêmico da Enfermagem; Conselho Municipal de Saúde; Comunidade da Varginha, etc.
André Dias apresentou a proposta e explicou que a ação está iniciando, mas já é bastante concorrida por diversas entidades que abraçaram a ideia e o desejo que se expanda por toda a comunidade valenciana.
Dra. Filomena explanou sobre o câncer de mama, falando da prevenção, exames e tratamentos. Aproveitou ainda para exibição de slides onde destacou o assunto.
Ao final a Secretária de Educação enfatizou a importância do momento e de uma ação continuada na rede pública de ensino para alcançar professores, funcionários e pais na luta contra o câncer de mama. Parabenizou o trabalho, colocando a Secretaria à disposição para colaborar no que for preciso, visando o sucesso da campanha.

O planejamento é levar a ação às escolas municipais, estaduais e a toda comunidade, através também das associações de moradores, disse André Dias, idealizador da ação.