Valença, 31 de maio de 2023

Nesta quarta-feira, 31 de maio é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco e, em alusão a data, a Prefeitura de Valença, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde realizou no centro da cidade, na Rua dos Mineiros, uma ação para conscientizar a população e promover uma reflexão sobre os riscos que o consumo de produtos derivados de tabaco pode causar à saúde.

Considerando que uma das principais causas do Câncer de Boca se dá pelo consumo prolongado de tabaco, a ação também integrou atividades e orientações do Serviço Municipal de Saúde Bucal inerentes à Campanha da Luta Contra o Câncer de Boca, visando a sensibilização para a prevenção e diagnóstico precoce da doença. Na oportunidade os dentistas apresentaram os serviços odontológicos que são ofertados pelo município, orientações para uma boa escovação e entrega de kit’s aos presentes.

Profissionais da Saúde, através de abordagem social, realizaram um cadastro, para que sejam ofertados nas Estratégias de Saúde da Família apoio às pessoas que desejam parar de fumar. Também reforçaram sobre a prática de atividades físicas como hábitos para promoção integral à saúde.

Após passar por uma avaliação e o teste de nicotina, com os profissionais da saúde, Josué Goulart recebeu orientações sobre a escovação e ganhou um Kit, com a indicação de buscar a unidade de saúde, mais próxima da sua residência, para acompanhamento.

“Tenho consciência de que é um caminho longo para ficar realmente livre de todos os malefícios do cigarro, mas o benefício é principalmente evitar doenças e o próprio câncer. Já tomei a decisão e agora estou buscando apoio junto aos atendimentos de prevenção a saúde”, disse Josué

Serviço – A Secretaria de Saúde oferta através do Programa de Controle ao Tabagismo, assistência para as pessoas que desejam parar de fumar. Por demanda espontânea o tratamento é feito com o acompanhamento da equipe multiprofissional da saúde e varia de acordo com a necessidade de cada paciente. A assistência está disponível em todas as Unidades de Saúde