Valença, 29 de junho de 2021

Em Valença, os pacientes que precisam de tratamento médico fora do município, ou seja, aqueles atendimentos que não são disponibilizados na cidade, contam com estrutura de transporte oferecida pela Prefeitura , através da Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com o levantamento do setor, cerca de 1500 pessoas são transportadas mensalmente para serem atendidas em hospitais, clínicas e laboratórios fora da cidade. Dentre os principais tratamentos estão radioterapias, quimioterapia, além de consultas e exames.
Para ter acesso ao transporte o paciente deverá ter um encaminhamento do serviço de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), da Secretaria Municipal de Saúde, onde constam informações como dia, hora, categoria de atendimento e local. De posse do documento, a marcação da viagem é realizada pelo próprio paciente no Departamento de Transporte após a apresentação. Porém, a equipe recomenda que o agendamento seja realizado com no mínimo cinco dias de antecedência.
Atendemos todos os pedidos de viagem para tratamento de saúde que nos solicitam, mas orientamos que sejam agendados com antecedência para podermos programar o veículo e assim não acontecer nenhum problema para o paciente e seu acompanhante, que viajam na maioria das vezes acompanhando crianças, pessoas idosas e aquelas que fazem um tratamento mais forte – explicou o Diretor de Transporte, Júlio Grijó.
Em média são transportadas 60 a 70 pessoas por dia, sendo elas para cidades da região e dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. As viagens acontecem de segunda a sexta-feira e contam com motoristas experientes e sempre atenciosos com os pacientes e acompanhantes.
Sabemos que muitas vezes os pacientes que solicitam o nosso serviço enfrentam uma rotina de tratamento dura e cansativa e procuramos atendê-los da melhor maneira possível para poderem realizar os seus tratamentos com mais tranquilidade – disse a Secretária de Saúde, Dra. Soraia.
Para atender a demanda, o setor conta com 02 vans de 15 lugares, 01 van de 7 lugares, 07 carros comuns e 4 vans de licitação. O serviço de transporte de pacientes é realizado por 08 motoristas, que são: Ruben, Paulo César, Luiz Paulo, Anderson, Felipe, Francisco, Sérgio e Roberto. Todos eles já estão vacinados com as duas doses. Seguindo os protocolos de segurança, todas as vans têm termômetro para aferição de temperatura dos pacientes, o álcool em gel também é disponibilizado e é obrigatório o uso de máscara.
O diretor informou que todos os carros quando chegam de viagem passam por limpeza e desinfecção.
O serviço de condução dos pacientes do SUS! É realizado pelo Departamento de Transporte da Secretaria de Saúde, que funciona no Centro Administrativo Municipal, localizado na Rua Dr. Figueiredo, 320 – Centro, o atendimento é no horário das 9h às 12:30h e das 14h às 15:30h, de segunda a sexta-feira.
Além do diretor do Departamento Júlio Grijó, o setor conta com o apoio das auxiliares Tereza e Kyalla no atendimento e da servidora Aidil, que faz acompanhamento a pacientes da oncologia em Volta Redonda.