Valença, 26 de junho de 2017

A Prefeitura de Valença, através da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, realizou na última quarta-feira (21/06), em Santa Isabel, a primeira reunião do PPA Participativo 2018-2021, onde foram discutidas com a comunidade do distrito as metas e prioridades da administração para os próximos quatro anos.

A reunião teve uma grande participação dos moradores do Distrito e representantes de todas as secretarias municipais.

A próxima reunião está marcada para dia 27/06, as 19 horas em Pentagna, distrito de Valença.

reuniao-ppa-pentagna

O que é o PPA?
O Plano Plurianual é o instrumento de planejamento de médio prazo que estabelece, programas (diretrizes), ações, objetivos e prioridades do Município;

Para que serve?
Para estabelecer as prioridades que a Gestão Pública adotará no período de quatro anos.

Por que a Prefeitura precisa elaborar o PPA?
Por ser um dispositivo legal contido no art. 165 da CF/88 que exige que Município, Estado e União estabeleçam diretrizes, metas e objetivos para os quatro anos vindouros.

Dá para fazer alguma comparação do PPA com orçamento doméstico ou algo parecido para ajudar na explicação?
Com certeza, para realizarmos qualquer coisa em nossa casa (construir, reformar, adquirir móveis, etc.) é necessário realizarmos, primeiramente um levantamento do que necessitamos para nossa casa, em seguida levantamos o custo, conforme for, dividimos este gasto em diversas vezes e vamos realizando aos poucos, de acordo com o recurso que temos para gastar. Isto é o PPA, primeiramente verificamos o que temos que fazer nos próximos 4 anos, em seguida verificamos quanto gastaremos para realizar estas ações ano a ano e, por último, planejamento a execução.

Como eu (contribuinte, dona-de-casa, aposentado) poderei participar deste processo?
No Site e nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Valença estão sendo divulgadas as datas de todas as reuniões, o contribuinte tem a oportunidade para poder participar deste processo, através dessas audiências públicas e com isso ajudar a elaborar o novo PPA.

Por que é importante que eu participe das reuniões?
A participação da população é importante tanto para conhecer o processo de planejamento orçamentário da gestão atual como também indicar quais as prioridades que este mandato deve seguir.