Valença, 24 de abril de 2023

A Prefeitura de Valença, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, a partir do mês de maio, dá início a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – CIPTEA. O novo serviço atende a uma demanda da população Valenciana. O documento passa a ser emitido gratuitamente pela Secretaria de Assistência Social através dos CRAS em todo município.

A CIPTEA tem como objetivo conferir a identificação da pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e facilitar a sua a atenção integral e prioritária, no atendimento dos serviços públicos e privados. Ela, no entanto, não dispensa a apresentação de documento ou outro requisito exigido em lei para o acesso a serviços ou benefícios específicos.

Após o cadastro e a solicitação serem concluídos, o prazo máximo para a entrega será de 25 dias. Qualquer dúvida, favor entrar em contato com o ZAP SOCIAL (24) 98155-2728.

Para pedir a CIPTEA, a pessoa com autismo ou o responsável deve preencher todos os campos obrigatórios do formulário disponível nos CRAS, além de anexar os seguintes arquivos: documento com foto, foto 3×4, comprovante de endereço e laudo médico que ateste o diagnóstico de TEA com data, assinatura e número do registro profissional (CRM) do médico responsável. Quando a solicitação for feita pelo representante legal do beneficiário, deverão ser informados os seus dados em campo próprio.

De acordo com o Professor Rafael, Secretário de Assistência Social, o objetivo da carteira específica é inibir as barreiras atitudinais no atendimento às pessoas autistas, ou seja, atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas. Ao ser apresentado o documento, torna-se obrigatório o acesso prioritário em todos os serviços públicos e privados, em especial, nas áreas da saúde, educação e assistência social.

“A emissão das carteiras é de uma importância muito grande, porque é um reconhecimento às pessoas com autismo. Eu sei das lutas que passam as famílias, as associações, para ter direitos reconhecidos, e a carteira de identificação é um passo adiante que a gente dá na assistência social, na saúde, em todas as áreas do poder público. Agradeço poder estar, como prefeito, sendo um dos iniciadores dessa ação e tocar para frente mais um avanço nessa luta. Podem contar comigo”, afirmou o prefeito Fernandinho Graça.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Abrir bate-papo
Informações sobre a Secretaria de Fazenda ou Assistência Social?
Fale com a Val, nossa atendente virtual! 👋