Valença, 5 de fevereiro de 2016

Mesmo com toda a crise que se abate sobre o país, Valença terá carnaval este ano! A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo, fechou parceria com o Núcleo Empresarial do Jardim Cima – que congrega todas as empresas comerciais e de serviços localizadas no entorno da Praça Visconde do Rio Preto -, para a realização do Carnaval 2016 no Centro.

O Secretário João Ewerton afirmou que a crise econômica está abrindo a possibilidade para uma nova mentalidade em Valença: quem deve criar e organizar a cultura é a iniciativa privada. “Ao Poder Público, cabe apenas apoiar”. De acordo com o Secretário, a parte da Prefeitura nesta parceria é oferecer todo o apoio logístico. “Os empresários se organizaram e vão ofertar à população um evento carnavalesco voltado, principalmente, às crianças e à terceira idade”. O evento, que terá som mecânico tocando marchinhas de carnaval, acontecerá durante os 5 dias de festa – da sexta à terça-feira -, com início às 16:00 h e término às 22:00 h.

Luiz Gustavo Pançardes da Silva, proprietário do Quiosque de Sucos do Jardim de Cima, conta que teve a ideia do evento e conversou com os demais empresários. “Tivemos apoio de todos os empresários, que apoiaram a ideia de imediato. Com isto, fomos à Prefeitura. Mesmo em cima da hora, a Secretaria de Cultura nos deu todo o apoio com infraestrutura, iluminação, policiamento e documentação”. Luiz Gustavo acredita que esta parceria deveria virar moda, pois ganham todos: empresários, população e poder público!

João Ewerton lembra que vinha buscando grandes patrocinadores para organizar um evento de grande porte no Centro, mas a situação econômica impediu esta iniciativa neste momento. “Vamos continuar tentando para os próximos meses”. O Secretário destacou que Valença não apoiará apenas o Carnaval no Jardim de Cima. Nesta sexta-feira, dia 05, a partir das 20:30 h, o Bloco Pé na Bosta sai do Bairro de Chacrinha em direção ao Centro, com chegada prevista às 1h30 no Bar da Galinha; já o Bloco Curti Aki sai neste horário dos Coroados, com chegada na grade, na Praça da Bandeira.

Outra parceria – O Secretário de Cultura e Turismo aproveitou para lembra outra importante parceria feita com a Acritur (Associação Comercial, Rural, Industrial e Turística de Conservatória), para a realização do Carnaval Antigo no 6o distrito.

carnaval-Conservatória

Carnaval-Valença