Prefeitura de Valença realiza Campanha de Vacinação Antirrábica neste sábado
Valença, 26 de setembro de 2025
A Prefeitura Municipal de Valença / Governo Presente, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, promoverá no próximo sábado, 27 de setembro de 2025, a Campanha de Vacinação Antirrábica – Dia D, que acontecerá das 8h às 17h em diversos pontos estratégicos da cidade e dos distritos do interior.
O objetivo da ação é proteger cães e gatos contra a raiva, uma doença viral grave, de alta letalidade, que pode afetar tanto os animais quanto os seres humanos. A vacinação anual é a medida mais eficaz para prevenir a doença e garantir a segurança da população.
Os postos de imunização estarão espalhados por diferentes bairros e distritos de Valença. Abaixo, a lista completa dos locais:
Unidades na sede do município
– Posto do Bairro de Fátima
– ESF de Osório
– ESF João Bonito
– Carambita – Sub-unidade Spalla II
– ESF Spalla I
– ESF do Cambota
– ESF da Biquinha
– ESF do Jardim Valença
– ESF do P. Pentagna
– ESF do Centro
– Colégio Padre Sebastião (Santa Cruz)
– ESF do João Dias
– ESF de Chacrinha
– ESF de Varginha
– ESF do Canteiro
– ESF de São Francisco
– Bar do Domício (Dudu Lopes)
– Igreja de N. S. Aparecida (Aparecida)
– Quadra Vadinho
– Pátio da Câmara Municipal
– ESF da Passagem
Distritos (sede)
– Pentagna
– Parapeúna
– Conservatória
– Santa Izabel
– Juparanã
Para garantir o atendimento, a Prefeitura traz aos tutores uma série de recomendações:
– Levar os animais devidamente contidos: coleira e guia (cães) ou caixa de transporte/saco apropriado (gatos);
– Apenas animais a partir de 3 meses de idade podem ser vacinados;
– Não levar fêmeas prenhes ou lactantes;
– Animais doentes ou em tratamento devem ser previamente avaliados por médico-veterinário;
– Após a vacinação, observar o animal nas primeiras horas para identificar possíveis reações adversas, que são raras.
Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Ana Luiza Pereira Duboc, a mobilização é fundamental para a saúde pública.
“A vacinação antirrábica é a principal forma de prevenção contra a raiva. Contamos com a participação de todos os proprietários de cães e gatos de Valença para garantir a proteção dos animais e da população”.
