Valença, 1 de julho de 2014

Aconteceu, na quinta-feira, 26/06, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Valença (ACIVA),  um encontro, por iniciativa da prefeitura municipal, com objetivo de apresentar proposta para cumprir a aplicação da Politica Nacional de Resíduos Sólidos. A reunião envolveu o poder público do município, entidades empresariais e contou com a participação de colaboradores do Instituto RENOVATEC (Instituto de Tecnologia, Preservação Ambiental e Inclusão Social), de São Paulo, que explanaram recursos que visam a sustentabilidade em todos os níveis, tendo como alvo a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), por meio de ações que auxiliem no aproveitamento cada vez maior do Ciclo de Vida dos Produtos.

Prefeitura apresenta proposta para cumprir a aplicação da PNRS

O Instituto Renovatec atua em soluções que visam a sustentabilidade e inclusão social em todos os níveis de negócios, articulando de maneira legal o Setor Público e Privado, por meio de parcerias com empresas especializadas no ramo.

A equipe do Instituto esteve por um período fazendo os estudos necessários para viabilizar  projetos  que atendam  as necessidades do município como o levantamento da quantidade de coleta de lixo, destino e outros afins. Na ocasião  contou com a colaboração dos representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Sra. Dalva Brust e Sr. Antonio Carlos Souza, que também participaram do evento. O inventário ficou pronto e os termos para celebração do convênio, entre o município e o instituto, estão em fase de avaliação pelo setor jurídico municipal.

Prefeitura apresenta proposta para cumprir a aplicação da PNRS Prefeitura apresenta proposta para cumprir a aplicação da PNRS Prefeitura apresenta proposta para cumprir a aplicação da PNRS

O Instituto Renovatec tem como alvo contribuir para o atendimento e aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), por meio de: Educação; Ação Social; Produtos Sustentáveis;Gestão de Resíduos.

Para dar continuidade de uso aos resíduos recicláveis tem uma área que trata de Produtos Sustentáveis gerando novos produtos como: – Chapas; Tapumes;Telhas;Placas de Sinalização Viária; Placas de Sinalização Interna; Ponto de Ônibus; Projetos de Urbanização; Sacolas Retornáveis; Condomínio Sustentável; etc. Ainda tem  parceria com empresas que produzem Produtos Sustentáveis, tais como: Madeira Verde; Tábuas Plásticas; Decks; Pallets; Iluminação Led; etc.

Na ocasião, Sergio Etchebehere, Diretor Presidente da RENOVATEC enfatizou alguns fatores que irão facilitar a implantação do projeto na cidade como a central de triagem que já está pronta.“É uma condição privilegiada já possuir uma central de triagem, estivemos avaliando e isso vai acelerar o processo de implantação do projeto”, disse.

Estiveram presentes: Sr. Sebastião Vieira presidente da ACIVA; Sr. José Mauro R. de Moraes vice-presidente da ACIVA; Sr. Cyro Guimarães secretário de Meio Ambiente; Sr. Sandro Esteves secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico; Sra. Tânia Ávila diretora do Setor de Vigilância em Saúde da PMV, representando a Secretaria de Saúde;  Sr. Marcio Vieira Martins secretário de Assistência Social; Sr. Carlos Alberto Gomes secretário de Agricultura; Sra. Katia Berkowicz Assessora de Comunicação da Prefeitura Municipal de Valença; Sr. Santos presidente do Sindicato das Cooperativas de Reciclados, Sr, Marcelo Melo presidente da Cooperativa CooperBen;Felipe Conceição Elias presidente do CONDEMA; Olavo de Queiroz Eng. Ambiental PMV;  Sr. Felipe presidente do Conselho de Ambiente da Emater; dentre outros.