Valença, 12 de novembro de 2019

O espaço que a Música ocupa em nossa sociedade é de grande importância, já que está presente na história de todos os povos e civilizações, desde a pré-história. Em suas diversas formas de expressão, a Música faz parte integrante da vida dos estudantes. Sendo assim, a Prefeitura Municipal de Valença, através da Secretaria de Educação, elaborou o projeto MPB nas Escolas, cuja apresentação aconteceu na tarde do último sábado (9), na sede social do Clube dos Democráticos, com a presença de um grande público, que acompanhou com entusiasmo as performances dos estudantes.

Os alunos da E.M. Daura Silva Barbosa trouxeram para o palco uma homenagem a nossa ilustre valenciana Clementina de Jesus. Em seguida, a E.M. Nossa Senhora Aparecida, homenageou o Chorinho, com os alunos apresentando a canção “Carinhoso”, do ícone desse gênero musical, o compositor Pixinguinha. Na sequência, alunos da E.M. Eduardo Leite Pinto interpretaram um clássico da MPB, a canção “Chão de Giz”, em homenagem ao cantor e compositor paraibano Zé Ramalho. Outro grande nome da nossa música popular, o cantor e compositor Luiz Gonzaga, também teve seu destaque. Os alunos da E.M. Marcos Esteves apresentaram um pout-pourri de músicas do artista.
A apresentação dos alunos do CIEP Municipal Djalma Macedo, foi também um tributo ao mestre Gonzaga, juntamente com outra artista nordestina de destaque, a cantora Elba Ramalho.

A Secretária de Educação, Cida Almeida falou sobre a importância da arte no processo de aprendizado. “A arte da música contribui para o desenvolvimento sociocultural e formação integral dos nossos alunos, já que faz parte de nossas vidas. Além disso, ajuda a construir o bom relacionamento entre a comunidade e a Escola. Agradeço às escolas participantes, que aceitaram nosso convite. Agradeço, em especial, a toda a equipe pedagógica da SME, na pessoa da professora Lygia, por nos apresentar esse projeto, que vem reforçar as ações da Prefeitura em prol da educação municipal, comprovando seu status de primeira do estado do Rio de Janeiro”.