Valença, 21 de outubro de 2022

Para contribuir com a inclusão e autonomia de pessoas cegas e com baixa visão, o CIMEE – Centro Integrado Municipal de Educação Especial está proporcionando a alunos, familiares equipe educacional e aos monitores do transporte escolar da unidade, o curso de ORIENTAÇÃO e MOBILIDADE, com objetivo de utilizar os sentidos remanescentes para desenvolver a habilidade de compreender o ambiente, interagir e ter independência e autonomia, consequentemente, a inclusão da pessoa com deficiência visual na sociedade.

Há, ainda, um importante trabalho desenvolvido com as famílias, que tem como objetivo o esclarecimento sobre a deficiência, o desenvolvimento de vínculos e o fortalecimento do papel da família como principal núcleo de inclusão da pessoa com deficiência.

O Curso está sendo ministrado pelo Professor Igor Viana, durante oito semanas, todas as sextas-feiras, das 8h às 10h, na Unidade de Educação Especial.

De acordo com informações do Diretor do CIMEE, Carlos Alberto Bessa e da Diretora Adjunta Leila Teixeira, a possibilidade de oferecer esse importante curso dentro da instituição é através do repasse recebido do convênio com a empresa do Estacionamento Rotativo em Valença.

“Nossa finalidade é oferecer esse curso ao público alvo para criar práticas educativas de vida independente e com mais autonomia. Trabalhar a inclusão significa a busca por desafios, de grandes realizações, mas acima de tudo, acreditar no potencial do aluno da educação especial”, comentou o Diretor Carlos Bessa.