Valença, 13 de janeiro de 2021

Intensa divulgação que correu as redes sociais na manhã e início da tarde de terça-feira, dia 12/1, acerca da chegada da Bandeira Roxa na cidade (Risco Muito Alto), acabou gerando pânico na população. Contudo, novas informações repassadas pela Prefeitura demonstram que o município não saiu da Bandeira Vermelha, apesar do aumento acentuado de casos positivos, de internações e de óbitos. A divulgação equivocada teria ocorrido por conta da ausência na atualização dos dados referentes aos leitos de enfermaria na cidade, ampliados recentemente.
De acordo com a Prefeitura, o Prefeito Municipal com recursos do próprio Municipio pactuou recentemente com o Hospital Escola Luiz Gioseffi Jannuzzi (UNIFAA) uma expressiva ampliação dos seus leitos de Enfermaria para a COVID-19, que passaram de 20 para 33 leitos. Esses dados já haviam sido atualizados no Painel da Prefeitura, mas o painel que é divulgado pela unidade hospitalar não contava com a alteração, o que gerou, na contagem final da classificação de risco uma pontuação muito superior à real (26 pontos, segundo o Painel da Secretaria Municipal de Saúde). O conflito de informações foi resolvido ainda na terça-feira. À noite, o painel do HE já constava com a alteração e divulgava a Bandeira Vermelha (Risco Alto), com tendência para queda, já que, na classificação diária, o dia 12 apresenta pontuação de risco moderada (13 pontos), indicando a entrada em uma possível Bandeira Laranja. Os dados podem ser conferidos neste endereço: www.painelcovidvalenca.com.br.
Entendendo as Bandeiras – As classificações de risco por bandeiras levam em conta seis aspectos: taxa de ocupação de leitos de UTI; variação de óbitos; taxa de ocupação de Leitos clínicos; variação no número de casos positivos; esgotamento da capacidade de leitos; e as taxas de positividade (variação entre as notificações e as confirmações). As Bandeiras são divididas por cores e são determinadas através da seguinte pontuação: Bandeira Verde – 0 pontos; Bandeira Amarela – 1 a 9 pontos; Bandeira Laranja – 10 a 18 pontos; Bandeira Vermelha – 19 a 30 pontos; e Bandeira Roxa – acima de 30 pontos.

Fonte: Jornal Local