Valença, 1 de julho de 2024

A Prefeitura Municipal de Valença, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Educação, a convite da UFF – Universidade Federal Fluminense, prestigiaram o evento para inauguração da Sede do Quilombo de São José da Serra no último sábado, dia 29/06, no Distrito Santa Isabel do Rio Preto.
A Sr.a Luciene, membro do Quilombo, estudante de Pedagogia, iniciou a sua fala informando sobre a importância desta conquista, precedida do Vice-Presidente do Quilombo, o Sr. Almir e seu irmão Antônio Carlos, que trouxeram um pouco da história da localidade.
A explanação sobre a reforma do prédio foi realizada pela Professora da UFF, a Sr.a Elaine e pelo Reitor da UFF, o Sr. Antonio Carlos, trazendo o relato de toda luta percorrida até a conquista do espaço.
Além de um almoço de boas vindas, os presentes foram recepcionados com cantigas do Quilombo, bem como o Jongo, importante ferramenta na difusão e na afirmação da identidade afro-brasileira.
O Secretário Municipal de Educação, junto com o Coord. de Transporte Paulo César e a Assessora Distrital Francismara, reafirmaram o apoio a comunidade sobre a estrutura da Escola existente e transporte, bem como o Secretário de Meio Ambiente Guilherme Reis, através do planejamento de ações junto ao Quilombo São José.