Valença, 15 de abril de 2016

Em Valença, as mães atendidas pelo SUS tem todo o atendimento Pré-Natal através da Rede de Atenção Básica, entre eles, o Pré-Natal Odontológico, fundamental para garantir a saúde da mãe e do feto. O serviço oferecido pela Saúde Municipal é precursor na região e já recebeu elogios da Secretaria de Estado.

A Supervisão de Saúde Bucal da Prefeitura de Valença informou que o Pré-Natal Odontológico é importante porque presta um serviço de qualidade à gestante, derrubando o mito de que a grávida não pode ser submetida ao tratamento dentário. A avaliação clínica e o tratamento são fundamentais para a saúde oral da mãe e o bem estar do bebê. Situações extremas relacionadas à periodontite de grávidas que podem gerar aborto ou parto prematuro.

O atendimento à gestante é dividido na parte clínica e na parte de educação em saúde. Na parte clínica, a futura mãe recebe consultas de raspagem (remoção de cálculo), profilaxia, restaurações de resina ou amálgama, cirurgias para remoção de dente infeccionados, entre outros. No tocante à educação em saúde, as mães recebem orientações sobre a importância da amamentação, os cuidados orais indispensáveis, aos hábitos alimentares saudáveis, a escovação supervisionada e os cuidados orais após o nascimento: higiene oral na primeira infância, tipo de escova, uso da chupeta, mamadeira noturna. Depois que a gestante tem o bebê, ela continua a ser atendida na Casa de Saúde da Mulher, onde há equipe multiprofissional, com pediatra, ginecologista obstetra, dentista, psicólogo, assistente social, entre outros.

Fazer o Pré-Natal pelo SUS é fácil e seguro. Basta procurar o Posto de Saúde ou PSF do bairro, onde a gestante será acolhida pela equipe de enfermagem, de odontologia e médica. As futuras mães podem ser referenciadas para a Casa de Saúde da Mulher de acordo com a necessidade. No caso da saúde oral, o atendimento pode ser feito na unidade básica de saúde. Esse atendimento pode e deve ser feito, prioritariamente, pelo dentista do PSF. Ele é habilitado a prestar a assistência odontológica à gestante.

Valença é o município pioneiro na região em oferecer à gestante o atendimento clínico de maneira multiprofissional, enfatizando a educação em saúde do bebê e da mãe. Recentemente, em encontro com representantes da Superintendência de Saúde Bucal e Atenção Básica do Governo do Estado, a iniciativa foi considerada como precursora na região e a Prefeitura de Valença foi incentivada a apresentar projeto, que pode tornar-se padrão em todos os municípios.

PreNatal Odontologico (2)

PreNatal Odontologico (3)