Festa do Quilombo São José da Serra reúne grande número de visitantes em busca da cultura local
Valença, 20 de maio de 2014
No sábado, 17 de maio, aconteceu mais uma festa da Cultura Negra no quilombo São José da Serra em Santa Isabel do Rio Preto, este ano com o tema “Eu fui na mata”. Centenas de pessoas estiveram na localidade apreciando a culinária e os costumes dos quilombolas.
O evento iniciou com a Folia de Reis, seguindo durante o dia com apresentações diversas como Jongo, Capoeira e a tradicional feijoada.
Encontramos visitando e colhendo material para a elaboração de um documentário os representantes do Colégio Estadual Rubem Braga, Diretora Liliane Lopes, Prof. Amâncio – Secretaria Estadual de Educação – e Jorge Lima, coordenador pedagógico da Unidade Prisional Rubem Braga.
Segundo Jorge Lima, há mais ou menos um mês eles estiveram no Quilombo fazendo um levantamento histórico que foi transmitido aos alunos do sistema prisional. Durante a festa procuravam responder aos questionamentos que surgiram após as explanações na unidade e ao mesmo tempo recolher mais informações para o documentário que será apresentado à Secretaria Estadual de Educação.
“Trabalhamos com cerca de 300 alunos do regime semi aberto, dentro do complexo de Bangu, e o resultado é muito satisfatório. Muitos deles aprovados no ENEM e em cursos bastante concorridos. Muitos dos preconceitos construídos principalmente através das mídias são desconstruídos a partir do momento que conhecemos aquela realidade”, enfatizou Jorge, coordenador pedagógico da unidade.
Outro grupo que também registramos a presença foi a Escola Municipal Arlindo da Silva Nogueira da Biquinha, com estudantes do 5º ano, turmas 501 e 502 acompanhados pela diretora Luciene; professoras Rosangela, Cristiane, Sueli, Rachel, Márcia; apoio Bel, tia Terezinha, Leninha, Elinete, Patrícia, Flávia; e o professor de capoeira Lucas do Programa Mais Educação.