Valença, 25 de agosto de 2022

A Secretaria de Saúde de Valença, confirmou o óbito de um homem de 56 anos causada por complicações da febre maculosa, causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, transmitida pela picada de carrapato específico, chamado de carrapato-estrela.

O óbito, segundo informações, ocorreu no início do mês, e estava sob investigação. Trata-se de um homem, de 56 anos, morador de Barão de Juparanã, Distrito de Valença.

A Secretaria de Saúde informou que esse homem era retireiro, em uma propriedade e as primeiras investigações dão conta de que ele possa ter contraído a doença no local de trabalho.

Segundo especialistas, para desenvolver a doença é necessário estar em contato com o carrapato por 4 a 6 horas. A doença tem cura, mas, para evitar complicações graves, é necessário que o tratamento se inicie logo após a manifestação dos primeiros sintomas, como febre e dor de cabeça, náuseas, vômito, por exemplo.

Paralisia, inflamação do cérebro, insuficiência respiratória ou insuficiência renal são algumas das situações que podem colocar a vida do paciente em perigo.

Uma das principais complicações da febre maculosa é a infecção do sistema nervoso central, causando encefalites, confusão mental, delírio, entre outros sintomas ligados ao sistema central.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Abrir bate-papo
Informações sobre a Secretaria de Fazenda ou Assistência Social?
Fale com a Val, nossa atendente virtual! 👋