Valença, 18 de abril de 2021

A Prefeitura de Valença, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que começa na próxima segunda-feira (19) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.

O público-alvo pode procurar a Unidade de Saúde no horário:

SEGUNDA-FEIRA (19 DE ABRIL) – 12h às 17h
TERÇA-FEIRA a SEXTA- FEIRA – 08h às 17h

A CAMPANHA ESTÁ DIVIDIDA EM TRÊS ETAPAS

A partir do dia 19 de abril: crianças entre 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde.
Os pais não podem esquecer de levar a carteirinha de vacinação de seus filhos; as gestantes e puérperas, a carteira de pré-natal; os profissionais de saúde, uma carteirinha profissional;

A partir do 11 de maio: idosos com mais de 60 anos e professores

A partir do 9 de junho: integrantes das forças de segurança e salvamento, pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas

Pacientes acamados ou com dificuldades de locomoção receberão a vacina em casa, familiares ou cuidadores podem ir a Unidade de Saúde mais próxima e agendar. Levar cartão do SUS, identidade e comprovante de residência.

As vacinas contra o vírus da gripe, o Influenza, estão sendo produzidas pelo Instituto Butantan.

O Instituto recomenda que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra a gripe e que ainda não foram vacinadas contra o coronavírus devem dar prioridade à dose contra a covid-19 e agendar a vacina contra a Influenza.

Além disso, deve ser respeitado um intervalo mínimo de 14 dias entre as duas vacinas. Quem tomar primeiro a da Influenza tem que esperar 15 dias para tomar a da covid-19. Se tomou a da covid-19, precisa esperar 15 dias para a da gripe.

Além de prevenir casos graves de gripe, a imunização também ajuda a reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da covid.