Valença, 20 de outubro de 2022

Um dia inteiro de atividades para fazer o recenseamento do Comunidade Quilombola São José da Serra, em Valença, um dos quilombos mais antigos do Rio de Janeiro, com mais de 150 anos de história. Um local extenso, com agricultura familiar, escola e uma grande árvore de jequitibá, símbolo de resistência, para permanecer no local.
A convite do líder da comunidade na reunião de abordagem, Amauri Fernandes, dez agentes do IBGE estiveram presentes no quilombo, em um sábado (8/10), para recensear as 52 casas do local, que abrigam mais de 100 pessoas, além dos visitantes.

“Passamos a fazer parte da historia do Brasil”
Amauri Fernandes ressaltou a importância do dia para comunidade, de serem contados como quilombolas no Brasil, do Quilombo São José da Serra, além da oportunidade de ter políticas públicas voltadas para comunidade: “E nós temos nossa forma de comemorar, abrindo a comunidade; depois, o jongo é o nosso carro-chefe, é a forma de dizer nosso muito obrigado. Em nome da comunidade, queremos agradecer a vocês que estão fazendo parte da nossa história, uma comunidade de 1850”, completou.
Participaram da atividade Carina Barbosa, chefe da agência de Barra do Piraí; João Flávio, coordenador de Área; Dominique Coufal, coordenadora de subárea; Pablo Ferreira, agente censitário municipal; os agentes supervisores Laiziane da Silva, Guilherme Chagas, Amanda Braga e Maria Fernanda Ferreira; e os recenseadores Fábio Soares e Vanderleia Costa.

Fonte: Portal IBGE