Valença, 18 de maio de 2023

No próximo dia, 22 de maio é o Dia Mundial do Abraço e tendo em vista a proximidade com o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Núcleo de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação de Valença, resolveu criar um momento de abraços, envolvendo os lindos projetos que acontecem em nossas escolas relacionados ao tema.

Para dar brilho e dinâmica ao momento, haverá em especial nessa data, 22 de maio, uma apresentação de poesias feitas pelos alunos do sétimo ano do ensino fundamental (hoje turma de oitavo ano) da Escola Municipal Prof. Maria da Glória Giffoni. Essas poesias surgiram na oficina “Em Valença Eu Gosto de Poesia” conduzida pelas professoras de português e artes, Rita de Cássia Teixeira de Souza e Priscila Natacha da Costa Marques com os alunos na culminância do Projeto em novembro de 2022.

O evento é gratuito, será realizado no próximo dia 22 de maio, às 14h, nas escadarias em frente a Secretaria Municipal de Educação, na Rua Carneiro de Mendonça, 152.

“A arte é uma das formas que o ser humano encontrou para diminuir e reinterpretar seu sofrimento de uma forma produtiva, ou mesmo para expressar sua alegria. Neste sentido, a poesia é particularmente simbólica. Como traduzir uma sensação, um sentimento ou uma emoção com palavras? Como descrever aquilo que sentimos todos os dias? Como diferenciamos o que experimentamos e captamos com o coração e a mente? A poesia foi uma das formas que encontramos para responder tudo isso mesmo quando não oferece qualquer resposta, afinal, a arte não é explicativa, ela apenas é. E qual é o papel da poesia em sala de aula? Pensando nisso, aproveitamos a ideia para desenvolvermos com os alunos textos poéticos sobre a fauna e a flora da região da Serra da Concórdia, sensibilizando para as questões que envolvem a preservação deste ambiente que passa por grandes desafios para sua preservação,” enfatizaram as Professoras Rita e Priscila.

De acordo com a Secretária de Educação, a Professora Mara Medeiros, os bons resultados obtidos com a iniciativa são motivo de orgulho para toda a Rede Municipal de Educação, principalmente para a direção da escola, os professores, os pais, os membros da comunidade e, principalmente, para os alunos. “Estamos em festa com esse reconhecimento, com essas conquistas”, comemora.