Valença, 6 de agosto de 2014

Após cursos profissionalizantes, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPDE) iniciou, na quinta-feira 31 de julho, os trabalhos para criação das cooperativas de costureiros e artesãos do município de Valença.

Objetivando concentrar esforços para viabilização dos projetos, orientando e dando todo o suporte necessário, na ocasião foi realizado, no auditório da Associação Brasileira de Odontologia – Valença RJ, um encontro reunindo costureiras, artesãos, representantes da SEPDE e RENOVATEC.

Recentemente, a Prefeitura Municipal de Valença através das secretarias de Assistência Social e a de Desenvolvimento e Planejamento Econômico, em parceria com o SENAI, promoveu a formatura de 31 alunos do curso de Costureiro Industrial da turma do PRONATEC –  Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Capacitações também estão sendo oferecidas aos artesãos, visando o aprimoramento, a formalização, o cooperativismo e o desenvolvimento da identidade local.

A apresentação dos planos para criação das cooperativas ficou a cargo da Dra. Dalva Brust e Sr. Antonio Carlos de Souza (representantes da Secretaria de Desenvolvimento do Estado). A explanação abordou os diversos aspectos que permeiam a formalização das cooperativas, enfatizando a importância do pensar coletivo.

O Instituto Renovatec atua em soluções que visam à sustentabilidade e inclusão social em todos os níveis de negócios, articulando de maneira legal o Setor Público e Privado, por meio de produtos e negócios em parcerias com empresas especializadas no ramo.

Maria Aparecida Belote, Diretora da Divisão de capacitação; Dra. Dalva Brust, representante Renovatec: Sandro Esteves, Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico; Sr. Antonio Carlos Souza , representante Renovatec e Katia Berkowicz,  Assessora de Comunicação.

Maria Aparecida Belote, Secretária da Comissão de Emprego e Renda; Dra. Dalva Brust, representante Renovatec: Sandro Esteves, Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico; Sr. Antonio Carlos Souza , representante da Secretaria de Desenvolvimento do Estado e Katia Berkowicz, Assessora de Comunicação.

A próxima reunião está agendada para o dia 21 de agosto, às 14 horas, na ABO, Shopping 99. Os interessados podem obter mais informações na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, através do telefone  (24) 2453- 2891.