Valença, 25 de junho de 2014

Recentemente, O CRAS (Centro de Referência Social de Assistência Social) da Varginha promoveu, com sucesso, a formatura de 8 concluintes do curso de cabeleireiro, patrocinado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e ministrado pela Conecta, por 8 meses. A solenidade foi também oportuna para certificar os alunos da oficina de Artesanato do CRAS, na qual, os participantes de faixa etária variada ( de adolescentes a idosos) puderam conviver por três meses aprendendo trabalhos em tecido, como, por exemplo, aplicação, bordado e confecção de bolsas. O curso e a oficina objetivaram a geração de renda para estas famílias já que são assistidas pela unidade.
O ponto alto da festividade foi o depoimento de uma idosa da oficina de Artesanato que elencou os benefícios advindos com esta atividade, destacando a socialização e a melhoria da sua auto-estima, tendo conseguido diminuir o número de medicamentos diários (de 8 para 2), diante tanto benefício alcançado com esta oficina “terapêutica”.

Formatura do CRAS-VARGINHA É SUCESSO Formatura do CRAS-VARGINHA É SUCESSO Formatura do CRAS-VARGINHA É SUCESSO

O CRAS da Varginha fica na Rua Maciel Nascimento, 155 e tem a coordenação de Patrícia Ortolani Louzada que, juntamente com equipe, sob a coordenação geral da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza um trabalho eficiente com as famílias atendidas.
O CRAS é o lugar que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social. Estrutura-se, assim, como porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e referência para encaminhamentos à Proteção Especial.