Valença, 19 de junho de 2014

Conservatória é um dos quatro lugares escolhido para o desenvolvimento de projeto-piloto

Com reconhecido potencial turístico, Valença – Conservatória foi um dos quatro municípios do estado escolhido para o desenvolvimento deste projeto-piloto, juntamente com Angra dos Reis, Armação de Búzios e Visconde de Mauá.

Com as presenças do secretário municipal de Cultura e Turismo, João Mendonça Ewerton e do vice-presidente da TurisRio, Fernando Passeado, que representou o presidente da entidade, Jorge Maruche, o secretário de estado de Turismo, Cláudio Magnavita e o governador de Estado, Luiz Fernando de Souza (Pezão) o evento objetivou compartilhar o Plano de Trabalho, bem como, alinhar as expectativas sobre o seu desenvolvimento, para a oferta de um turismo de qualidade.

Numa promoção da Secretaria de Estado de Turismo (SETUR), através do PRODETUR (Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo – RJ) foi apresentado pela Cia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (COBRAPE), que será a executora do Plano. A COBRAPE é detentora de larga experiência, em áreas diversas, em muitos estados, mediante seus 25 anos no mercado de trabalho.

A apresentação do Plano ficou a cargo da representante da COBRAPE, Patrícia Reis, que de maneira prática, abordou questões cruciais afloradas com a alta informalidade do setor, como os danos causados aos atores locais, poder público e turistas. Dos principais dissabores aos atores locais está o desestímulo do jovem em não se atualizar por não reconhecer o turismo como profissão; ao poder público, a redução de receitas e investimentos e, aos turistas, diante a imagem negativa do lugar, a redução das chances de destino.

A corresponsabilidade e a coparticipação, foram apontadas como atitudes preponderantes para o sucesso do projeto que representa um dos braços do PRODETUR na busca de expansão do turismo ao interior do Estado. “Favorecer o aumento do tempo de permanência do turismo no local vai depender da qualidade dos serviços em que ele experimenta”, disse Patrícia, acrescentando ser imprescindível atentar-se para as singularidades de cada local e otimizar todo o conhecimento já acumulado. Dentre as várias metodologias a serem aplicadas, está a pesquisa, pela qual, em duas semanas estarão duas antropólogas atuando em nosso Município.

No auditório, significativa parcela da sociedade civil, com destaque para artesãos, empresários e comerciantes, principalmente, de Conservatória que, após a apresentação, participaram de um diálogo franco quando expuseram os principais entraves para o turismo local.  O problema do transporte foi apontado como muito deficiente. A reativação do Conselho Municipal de Turismo foi fomentada pelas autoridades e participantes, tendo sido registrado também entre eles, o secretário municipal de Assistência Social, Márcio Vieira Martins.

“Turismo não se faz só”

O secretário de Cultura, João Mendonça Ewerton, também se mostrou motivado a despertar a consciência dos valencianos que se refere à necessidade de formalização da atividade turística, lembrando que “Turismo ninguém faz só, sendo indispensável as parcerias”. “Se a cidade não respirar turismo, não acontece o turismo”, disse, lamentando as várias dificuldades, a começar pela própria estrutura do setor, em que há apenas um profissional destinado a esta área.

Cursos de qualificação para atendimento ao turista já estão sendo formalizados, disse o secretário, que tem como meta integrar sempre a juventude valenciana no despertar deste importante viéis. Atividades culturais interessantes como o “Grade Cultural” já vem sendo proposto com este fim.

Vice-presidente da TurisRio destaca comprometimento da atual gestão com Valença

Não diferente, o vice-presidente da TurisRio, Fernando Passeado, ressaltou a importância da união de todos, lembrando que o município é incansável, referindo-se ao empenho do governo junto às esferas nacional e estadual em prol do Município. A presença do prefeito foi agradecida pelo representante da TurisRio, enfatizando que o incentivo à formalização é uma porta para o desenvolvimento. Para ele, “a cidade é das pessoas, principalmente da sociedade organizada”, em mais uma forma de motivação ao interessado público presente.