Valença, 1 de agosto de 2024

A Fundação Cultural e Filantrópica Lea Pentagna entrega à cidade de Valença e ao Brasil o projeto ARTE POR TODA PARTE, pintura mural artística, retratando as aspirações da juventude valenciana para a construção de um futuro promissor para a nossa cidade. As pinturas estão expostas publicamente no muro do Colégio Estadual Almirante Rodrigues Silva, no Bairro de Fátima em Valença. ARTE POR TODA PARTE faz parte das comemorações do Bicentenário de Valença que encerram em outubro de 2024.

São 100 m de muro divididos em 10 segmentos, sendo 5 criados pelos alunos do Colégio, sob supervisão dos oficineiros os artistas Jonas Brandão e Ubiratan Lima. Outros 5 segmentos pintados por jovens artistas valencianos selecionados através de chamamento público.

A Fundação Cultural e Filantrópica Lea Pentagna já realizou em Valença os projetos 2 Séculos da Princesa da Serra nos muros da Fundação Lea Pentagna e do Colégio Municipal Deputado Luiz Pinto. Assessoria cultural para o projeto Educação em Traços e Tons no muro do Colégio Arcoverde e agora ARTE POR TODA PARTE. Valença vai se tornando assim a cidade dos murais urbanos que revela artistas de todas as idades e enche de cores e significados as ruas da cidade.

Também integram o projeto ARTE POR TODA PARTE oficinas de Artes para grupos de PCDs dos Colégios CIMEE (Centro Integrado Municipal de Educação Especial) e APAE em Valença. Visitas guiadas para estes grupos ao mural, com monitores capacitados ao atendimento a PCDs, inclusive em linguagem de sinais (LIBRAS).

Cada pintura mural recebe um QR code que quando acionados por celulares são direcionados à descrição do mural.

ARTE POR TODA PARTE tem o patrocínio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo no edital Conexões Urbanas. Realização da Fundação Cultural e Filantrópica Lea Pentagna, Produção Mimos Brasil, parceria da FAA (Fundação Educacional Dom André Arcoverde) e apoio da PMV (Prefeitura Municipal de Valença-RJ), Jornal Local, Rádio Vibe FM.

SERVIÇO:

Inauguração: 02 de agosto de 2024
Local: Colégio Estadual Almirante Rodrigues Silva, Rua Almirante Rodrigues Silva, s/nº Bairro de Fátima, Valença-RJ

Hora: 15 h

Fotos: Ena Jannuzzi