Valença, 30 de abril de 2024

A Secretaria de Saúde de Valença através da Secretaria Municipal de Saúde informa que, no início da noite desta última segunda-feira, dia 29, recebeu a confirmação de um caso de Febre Oropouche no município. A confirmação foi realizada pelo Laboratório Central Noel Nutels (Lacen) e pelo laboratório de referência da Fiocruz. O caso foi registrado entre os dias 9 e 18 de abril.

Além do caso registrado em Valença, outros municípios do estado do Rio de Janeiro também tiveram confirmações de Febre Oropouche. A Secretaria de Estado de Saúde está conduzindo investigações para determinar se os casos são autóctones (transmissão local) ou importados (quando a transmissão ocorre em outro território).

Os sintomas da Febre Oropouche são semelhantes aos da dengue, com duração de dois a sete dias, e incluem febre de início súbito, dor de cabeça intensa, dor nas costas e na lombar, dor articular, tosse, tontura, dor atrás dos olhos, erupções cutâneas, calafrios, fotofobia, náuseas e vômitos. Não há tratamento específico, sendo recomendado repouso, tratamento sintomático e acompanhamento médico.

A Diretora da Vigilância Epidemiológica de Valença, Vera Lucia de Freitas Bastos ressalta que o vírus da Febre Oropouche é endêmico na região amazônica e apresenta períodos de surto, com letalidade baixa. O município tem a recomendação de seguir a conduta médica adotada nos casos suspeitos de dengue.

O primeiro caso de infecção por Febre Oropouche em Valença, trata-se de uma mulher, 24 anos, moradora do bairro do Torres Homem, havia viajado para a cidade de Viçosa, Minas Gerais. A paciente não precisou ser hospitalizada durante o período da doença e se recuperou.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Abrir bate-papo
Informações sobre a Secretaria de Fazenda ou Assistência Social?
Fale com a Val, nossa atendente virtual! 👋