Secretária de Saúde Registra 29 casos da COVID-19 sem casos graves e óbitos
Valença, 11 de outubro de 2023
Em maio de 2023, foi decretado o fim da emergência sanitária global de Covid-19. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) da ONU, Tedros Adhanom, declarou o fim da COVID-19 como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII).
Mas, a Secretaria de Saúde de Valença através do Centro de Vigilância da Saúde e da Vigilância Epidemiológica acompanhando os casos de variantes confirmou nesta terça-feira, 10 de outubro, o registro de 29 pacientes com Covid-19, sem gravidades e óbitos. Foram internados 03 pacientes, sendo 02 casos confirmados e 01 com suspeita. Um dos casos confirmados é uma idosa, segundo ficha clinica a paciente possui comorbidade, o outro caso é de uma criança. Já tiveram alta médica e passam bem.
De acordo com informações do Centro de Vigilância da Saúde e da Vigilância Epidemiológica os casos notificados positivos estão distribuídos nos bairros: Aparecida, Bairro de Fátima, Barroso, Benfica, Biquinha, Chacrinha, Cambota, Canteiro, Carambita, Centro, Conservatória, Jardim Valença, Nossa Senhora da Glória, Serra da Glória, São Francisco, São José das Palmeiras e Spalla II
Infectologistas relatam, é preciso considerar que o vírus da Covid vai “coexistir” como um vírus respiratório entre aproximadamente outros 20 que nos acometem sazonalmente. O cenário hoje é muito diferente do visto no início da pandemia graças à vacinação, à imunidade adquirida e à evolução do vírus, que mudou para ser menos letal e mais transmissível.
Fica a orientação de que se puder usar a máscara em locais fechados com aglomeração, porque reduz a chance de transmissão de vírus respiratórios, não só de Covid, mas ainda de influenza, que também pode ser mais grave em um paciente imunocomprometido. É importante manter as ações de higienização.