Valença, 23 de maio de 2023

ATÉ O ANO DE 2016,..
Quem lembra das inúmeras reclamações sobre a falta de ambulância para o transporte de doentes em Valença. Quando alguém ligava para o Pronto Socorro, solicitando auxílio de ambulância, a resposta, era para aguardar ela retornar de um outro chamado, mas que, já havia uma fila de espera… eram apenas DUAS VIATURAS para atender um município com aproximadamente 80 mil pessoas, “triste realidade”.

Em 2017, começou um novo governo e as coisas começaram a mudar, e para melhor, muito melhor.

Hoje, Valença, tem uma Central Municipal de Ambulância, com 11 viaturas do município e 02 do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que dá suporte a toda demanda. Sendo que Conservatória e Santa Isabel, têm o serviço prestado pelos hospitais locais. O serviço disponibilizado pelo município, além dos atendimentos emergência, realiza remoções e transporta pacientes acamados ou impossibilitados de se locomoverem, para exames emergenciais no município ou fora da cidade.

O Coordenador da Central Municipal, Thiago Mendes Medeiros, explicou que, são 11 ambulâncias básicas, com suporte de oxigênio e traumas leves, sendo acompanhadas por condutor e técnico de enfermagem. As do SAMU para atendimentos de urgência, são as duas equipadas, sendo uma composta com condutor, enfermeiro e médico, a outra disponiliza um condutor e um técnico de enfermagem.

Já as transferências de pacientes para unidades hospitalares fora do município, através de UTI MÓVEL, a Central conta com os serviços de uma empresa especializada no atendimento.

De acordo com o Prefeito Fernandinho Graça, em sua administração foi criado uma excelente estrutura na Central Municipal de Ambulância, que disponibiliza uma frota de veículos com equipes de profissionais capacitados para atendimentos de emergência e urgência. “Isso nos deixa satisfeitos, sabendo de que é um fato inédito no município. Quem mais ganha é a população, que pode contar com o sistema municipal de ambulância de qualidade e eficiente”, destacou o Prefeito.

O Coordenador comentou que desse número de ambulâncias da Prefeitura, 7 ficam ativas e 4 delas de reserva, para substituição de alguma que necessita de manutenção.

A Central de Ambulância fica à disposição 24 horas, pelo telefone (24) 2452-8653, na Rua Coronel Leite Pinto, Centro, ao lado da Maternidade da UNIFAA.