Valença, 17 de janeiro de 2022

Em 21 de maio de 2020, foi aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito de Valença, a Lei 3206, que institui o uso da Bengala Verde, como instrumento de orientação, apoio, mobilidade e de identificação de pessoas diagnosticadas com baixa visão.

A lei tem como objetivo conscientizar a todos sobre as inúmeras dificuldades que uma pessoa com baixa visão tem como, por exemplo, reconhecer rostos, ler placas de sinalização, letreiros de ônibus, atravessar as ruas, praticar esportes, dirigir, etc. O uso da “Bengala Verde” irá facilitar a distinção das pessoas com baixa visão das pessoas cegas que usam a bengala branca e das pessoas surdas e mudas que usam a bengala nas cores branca e vermelha, e das demais pessoas que transitam pelas ruas e avenidas da cidade diariamente.

De acordo com a lei, as pessoas que possuem o índice de restrição visual com menos de 30% necessitam do auxílio de uma bengala verde para se locomoverem. Sendo assim, as com baixa visão, em particular, enfrentam dificuldades por viverem em um estado ambivalente no qual não há nem ausência nem presença total de visão, o que gera confusão, desconfiança, situações constrangedoras e discriminação, tanto por pessoas que enxergam quanto por pessoas cegas.

Em algumas situações o fato de uso da bengala branca pode até causar outro problema maior a essas pessoas, sendo difícil, complicado e cansativo ter que dar explicações que a baixa visão permite executar algumas tarefas, porém, não permite executar outras. Diferenciar as bengalas por cores, fará com que os cidadãos que tem baixa visão não passem constrangimentos e discriminação ao serem comparados com pessoas cegas, essa também é uma das intenções da Lei.