Valença, 2 de dezembro de 2019

A Prefeitura de Valença, através da secretaria de Saúde, iniciou a instalação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), conforme recomendação do Ministério da Saúde.
A implantação, inicialmente, foi feita na Unidade Básica de Saúde do Bairro de Fátima, onde estrategicamente funcionará como modelo, e aos poucos será instalado nas próximas unidades. O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) é uma plataforma digital que reúne o histórico médico, os dados e os resultados de exames dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), proporcionando um ganho na qualidade e na gestão da Atenção Básica para o gestor, para os profissionais de saúde e para o cidadão.
O prontuário também permite a verificação, em tempo real, da disponibilidade de medicamentos ou mesmo o registro das visitas de agentes de saúde, melhorando o atendimento à população. A transmissão 100% digital dos dados da rede municipal à base nacional possibilita, ainda, que o Ministério confira, online, como está sendo investido cada real do SUS, na saúde do brasileiro.