Secretaria de Saúde faz alerta sobre prevenção à Caxumba
Valença, 28 de março de 2019
A caxumba, é uma doença viral aguda, tem um período de incubação de duas ou três semanas. Seus primeiros sintomas são febre, calafrios, dores de cabeça, musculares e ao mastigar ou engolir, além de fraqueza. Uma das principais características da doença é o aumento das glândulas salivares próximas aos ouvidos, que fazem o rosto inchar.
Nos casos graves, a caxumba pode causar surdez, meningite e, raramente, levar à morte. Nos adultos, pode causar inflamação e inchaço doloroso dos testículos (orquite) nos homens ou dos ovários (ooforite) nas mulheres e levar à esterilidade. Por isso, é necessário redobrar a atenção nestes casos e ter acompanhamento médico.
Altamente contagiosa, a caxumba é causada pelo vírus Paramyxovirus, transmitido por contato direto com gotículas de saliva ou perdigotos de pessoas infectadas. Por isso a pessoa doente não deve compartilhar objetos de uso pessoal para evitar a transmissão.
Caso uma pessoa seja afetada pela doença, ela não deve comparecer à escola ou ao trabalho durante nove dias após início da doença, ficando isolada e em repouso, para não transmitir para outras pessoas.
Compareça ao posto de saúde com sua carteira de vacinação para verificar se suas vacinas estão em dia.
Com sintomas de febre, calafrios, dores de cabeça, musculares e ao mastigar ou engolir, além de fraqueza, a recomendação é procurar um médico para diagnóstico e acompanhamento.