Valença, 6 de junho de 2016

Valença-RJ, 6/06/2016

A Biblioteca Municipal Leoni Iório, localizada na rua Padre Luna, vai mudar de endereço. Ela está sendo instalada no prédio da Santa Casa de Misericórdia de Valença, onde já existe o Museu, a Capela e a sede do Inepac.

O novo local foi ofertado pela Mesa Provedora da Santa Casa, que agradeceu à Prefeitura pela instalação do novo espaço. A nova Biblioteca Municipal está muito mais espaçosa e ainda conta com sala para leitura e jardim de inverno, que poderá ser utilizado pelos visitantes. A próxima iniciativa é a instalação de um espaço voltado para a criança, com brinquedoteca.

Para adequar as obras armazenadas, foi contratada nova bibliotecária, que está reiventariando todo o acervo. As obras raras ou que necessitam de cuidado especial serão separadas do acervo de acesso ao público ficarão armazenadas em local adequado, para utilização especializada por pesquisadores. As obras duplicatas também receberão destinação. A ideia é compor novo acervo para a instalação de biblioteca em um distrito.

O próximo passo é a informatização da Biblioteca, importante para a busca de obras e para a disponibilização de outras mídias (livros eletrônicos, áudio livros e vídeos). A inauguração do novo espaço está marcada para o próximo dia 8 de junho, a partir das 19:30 horas, com Sarau de Poesia.