Valença, 7 de abril de 2016

Valença-RJ, 4/04/2016

O ingresso de gêneros da agricultura familiar na merenda motivou profissionais de algumas unidades a inovar na hora de montar os pratos dos alunos. O ingresso de gêneros como couve, cheiro verde, alface, tomate, vagem e mel deu às merendeiras a oportunidade de preparar receitas nutritivas para as crianças.

De acordo com o Setor de Nutrição Escolar da Secretaria de Educação, os alunos da Escolas Municipais Deputado Luiz Pinto e Fernando de Oliveira Castro e do Projeto Curumim, estão almoçando ou lanchando pratos como: Vaca atolada (aipim com carne picada), Salada de alface e tomate, Peixe com cenoura e batata, Frango com vagem, Bolo de batata com recheio de frango, Bolo de cenoura com achocolatado, etc.

“Estamos felizes com a aceitação dos gêneros pela Rede e com a parceria das merendeiras na hora da preparação e na criatividade na elaboração dos cardápios da melhor maneira possível para ajudar na aceitabilidade dos alunos”, contam as nutricionistas, lembrando que os gêneros da agricultura alimentar elevaram a merenda a novo nível de qualidade, pois são ricos em vitaminas, Complexo B, Vitamina A, E, C e Ferro, fundamental para o controle da anemia e para a formação intelectual e motora.

A ideia do Setor é incentivar que profissionais de outras escolas sigam o exemplo. “Através de ofício circular e das visitas, vamos divulgar nas unidades, o projeto de um Livro de Receitas, que passará por uma seleção das melhores receitas de maior aceitabilidade”. A previsão é que esse livro saia até o 2º semestre, no mês de setembro.

Educação inova com receitas variadas para os alunos