Valença, 15 de julho de 2013

Aconteceu no auditório da Santa Casa, no dia 12, a Conferência Municipal de Cultura que reuniu cerca de cinquenta representantes de vários segmentos da sociedade e do poder público.
Compuseram a mesa o secretário de Cultura e Turismo, João Ewerton; o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Francisco Ferreira; a vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura, Sonia Rachid; o também vice-presidente Sebastião Medeiros e o presidente do INEPAC – Valença, Adriano Novaes.
Na oportunidade foi colocada a necessidade e a importância de projetos discutidos junto à comunidade e devidamente regulamentados que propiciem a reformulação da politica cultural do município com referências especificas de cada parte. Foram citadas ainda as dificuldades e ideologias, seguidas de propostas para revigorar a cidade e resgatar sua história e costumes culturais.
Dentre as propostas a criação de um local para eventos e um salão de artes plásticas; a viabilização para a feira literária do município; incentivos à música através da capacitação e Studio de gravação; o resgate do dia do folclore em 22 de agosto, e outros.
Segundo o secretário João Ewerton toda e qualquer politica estabelecida precisa ser de domínio da comunidade para que tenha prosseguimento e alcance os objetivos propostos, sendo papel da secretaria incentivar e apoiar. “Temos que articular de forma que todas as ações permaneçam, tem que haver parceria, participação, e assim a possibilidade de erro será bem menor”, disse. Em outro momento ressaltou que o plano de ação pretendido consiste principalmente em geração de trabalho e renda a partir de produtos culturais em todas as esferas, artesanato, música, folclore, etc.
Também participaram da mesa, com colocações importantes, o representante da Secretaria de Cultura do Estado, Delmar Cavalcante e o emissário do Ministério da Cultura no Rio de janeiro e Espirito Santo, Fábio Lima.
Na ocasião foram escolhidos os dois delegados que irão representar Valença na Conferência Estadual e são eles: João Ewerton, secretário de Cultura e Turismo e Francisco Ferreira, presidente do Conselho Municipal de Cultura.

Conferência Municipal de Cultura Conferência Municipal de Cultura Conferência Municipal de Cultura