Valença, 20 de abril de 2015

A festa em homenagem a São Jorge, promovida pela Associação Tenda Espírita “Nossa Senhora Aparecida”, aconteceu de 17 a 19 de abril com diversas atrações.
Devotos de São Jorge participam da tradicional procissão pelo centro da cidade

A tradicional procissão de cavalos foi no domingo (19), saindo do bairro de Fátima e percorrendo várias ruas do centro. No trajeto a homenagem ao Hospital Escola, pedindo a benção do Santo para pacientes e funcionários que aguardavam ansiosos a passagem do cortejo.

Na Praça da Bandeira ficou montado o palanque onde Padre Edilson, o pároco da Matriz de Nossa Senhora da Glória, abençoou os cavaleiros e o público presente.

Devotos de São Jorge participam da tradicional procissão pelo centro da cidade

O evento contou com: Apresentação de Capoeira com coordenação da Liga Centro Sul de Capoeira, presidente Mestre Garcia; Tradicional Procissão a cavalo; Shows na Arena Municipal de Eventos; Desfile da Rainha Country; Encontro de Sanfoneiros.

Apoio: Prefeitura Municipal de Valença através das Secretarias de Cultura e Turismo, Saúde, Serviço Público, Departamento de Trânsito, Defesa Civil, Assessoria de Comunicação e Guarda Municipal. Como também, Polícia Militar.

Ilustrando
Em torno do século terceiro, quando Diocleciano era imperador de Roma, havia nos domínios do seu vasto Império um jovem soldado chamado Jorge. Filho de pais cristãos, Jorge aprendeu desde a sua infância a temer a Deus e a crer em Jesus como seu salvador pessoal.

Nascido na antiga Capadócia, região que atualmente pertence à Turquia, Jorge mudou-se para a Palestina com sua mãe após a morte de seu pai. Lá foi promovido a capitão do exército romano. Com a idade de 23 anos passou a residir na corte imperial em Roma, exercendo altas funções.

Por essa época, o imperador Diocleciano tinha planos de matar todos os cristãos. No dia marcado para o senado confirmar o decreto imperial, Jorge levantou-se no meio da reunião e afirmou que os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses.

O Imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. Finalmente, Diocleciano, não tendo êxito em seu plano macabro, mandou degolar o jovem e fiel servo de Jesus.

Sua sepultura está na Lídia, Cidade de São Jorge, perto de Jerusalém, na Palestina. É local de peregrinação, não sendo interrompida nem mesmo durante o período das Cruzadas. Ele foi escolhido como o padroeiro de Gênova, de várias cidades da Espanha, Portugal, Lituânia e Inglaterra e um sem número de localidades no mundo todo.
Fonte: http://www.catequisar.com.br/texto/santos/indice/abr/snt_023.htm