Valença, 17 de março de 2015

Com objetivo de capacitar o grupamento da Guarda Municipal que atua no Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia – PANAMAC e visando a formação de um comando de operações especiais, foi realizado o 1º Curso de Primeiros Socorros e Resgate Aquático em Valença de 05 a 08 de março.

1º Curso de Primeiros Socorros e Resgate Aquático capacita a Guarda Municipal

O curso teve como idealizador e coordenador o Procurador Geral do Município, Dr. Antônio Carlos Chaves. “Em uma das visitas ao local percebi a insegurança da equipe quando questionada no caso de acidentes na água. Assim elaboramos o projeto e fizemos o convite, que foi abraçado com entusiasmo pelo grupamento”, disse Antônio Carlos.
Dr. Antônio Carlos a mais de trinta anos faz trabalho voluntário de salvamento e resgate em catástrofes. É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Resgate, Busca e Salvamento; Coordenador Regional de Operações de Salvamento que abrange São Paulo, Rio de janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. A Associação tem a coordenadoria em São Paulo de onde monitora o Brasil e países de Língua Portuguesa. A Força Tarefa Brasileira (F.T.B.) que tem o objetivo de servir de apoio aos órgãos de defesa civil é o seu braço operacional, mantendo um grande efetivo em todo território nacional pronto e apto para agir em situações de desastres e calamidades públicas.

1º Curso de Primeiros Socorros e Resgate Aquático capacita a Guarda Municipal

A “Associação Brasileira de Resgate, Busca e Salvamento” é uma Associação integrante ao Sistema Nacional de Defesa Civil – SINDEC, conforme previsto no Artigo 5º – Inciso VII – do Decreto nº. 5.376, de 17 de Fevereiro de 2005.
O curso contou com adesão do 1º Esquadrão de Cavalaria Leve – Esquadrão Tenente Amaro, Guarda Ambiental, Guarda Municipal e Defesa Civil. Também participou o Comandante da GM o 2º Tenente da Polícia Militar Gilberto de Fátima Murat.
As aulas foram ministradas, das 08 às 16 horas, pelos instrutores: Fábio Barros, Rafael Pereira e Rosangela Montezano. Distribuídas da seguinte forma: Auditório da Santa Casa (05/03); Esquadrão Tenente Amaro (06/03); Açude da Concórdia (07 e 08/03).
Fez parte do conteúdo, com partes teóricas e práticas, os seguintes temas: Hipotermia; Hidrocussão; TCE/TRM; Afogamento.
1º Curso de Primeiros Socorros e Resgate Aquático capacita a Guarda Municipal

“O curso foi bem satisfatório, devido a predisposição do pessoal em querer aprender. Saio tranquilo, posso dizer que eles estão aptos ao Salvamento aquático. Para mim o convite foi muito importante e agradeço a oportunidade”, enfatizou Fábio Barros.