Valença, 2 de dezembro de 2014

Uma estrutura foi montada pela Secretaria de Esporte e Lazer, no Centro de Referência da 3ª Idade, na Arena Municipal de Eventos, para que os corredores pudessem reabastecer as energias.
No dia 30/11 passou por Valença no horário compreendido entre 13 e 16 horas o Audax- Brevet 200km.
O Audax é uma prova não competitiva, é um desafio de superação física e psicológica, onde a única motivação dos participantes é completar certa distância em um tempo determinado.
Considerada a mais antiga prova de ciclismo que se tem conhecimento, foi criada na França no final do século XIX, percorrendo uma distância de 1200 km entre as cidades de Paris e Brest. A prova é realizada a cada quatro anos.
Audax fez parada em Valença na Arena Municipal de Eventos

Para chegar lá o ciclista precisa passar por etapas chamadas Brevets, em que ele vai credenciando para as etapas seguintes. A primeira prova é de 200 km, seguindo para 300, 400 e 600 km, quando estará apto a participar de provas de 1200 km. Os Brevets são realizados em todo o mundo e são validados pelo Audax Club Parisien (ACP) e homologados.
Este ano a organização do Audax Rio, entidade que organiza as provas da França no Rio de Janeiro, fará a abertura da temporada pelos caminhos da Estrada Real e do Vale do Café. Com saída do centro de Paraíba do Sul, passando por Três Rios, Comendador Levy Gaspariam, Simão Pereira, Valença e Vassouras. Todo o percurso é monitorado por equipe de apoio e resgate, com carros e socorristas.
Todos os municípios por onde a prova passará são parceiros, disponibilizando seus efetivos de Guarda Municipal, ambulâncias e equipes de saúde e resgate.
O evento contou com a presença de 68 ciclistas de todo o país. A Pedal 2 é a responsável pelo evento.
Apoio Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
Audax fez parada em Valença na Arena Municipal de Eventos