Valença, 29 de agosto de 2013

7º Festival CineMúsica 7º Festival CineMúsica

 

 A 7a edição do Festival CineMúsica acontece nos dias 5,6,7 e 8 de setembro. Filmes, gastronomia, shows, premiações, palestras, oficinas, exposição e convidados especiais agitam a cidade de Conservatória, no Rio de Janeiro

A cidade da seresta recebe pelo sétimo ano consecutivo o Festival CineMúsica, dedicado ao universo do som no cinema. Esta edição tem como tema o BRock – o rock dos anos 80, a terceira geração do rock’n roll nacional que surgiu no final da ditadura militar trazendo ironia, novas referências e acento pop. Serão trazidos de novo à cena o emblemático e inaugural Circo Voador, a carreira do cineasta Lael Rodrigues – principal divulgador da nova música – e grupos como Blitz, Legião Urbana, Dorsal Atlântica e muitos outros mais.

 

O Festival cresce a cada ano e além dos filmes, palestras, oficinas, gastronomia e mesas-redondas, apresenta mais uma vez algumas novidades: uma parceria com a PUC-Rio, um júri especial para a escolha dos filmes premiados, a realização do I Encontro Nacional dos Profissionais do Som e a presença de três homenageados ilustres dos bastidores do cinema: a editora e montadora premiada Virgínia Flores, o projecionista Silvério, de 101 anos, e o empresário Cezário Felfelli.

A Programação de Cinema, sob a curadoria de Hernani Heffner, destaca neste ano a comemoração dos 80 anos da chegada do som ótico ao Brasil, marcada pelo lançamento de Voz do Carnaval, de Adhemar Gonzaga e Humberto Mauro. O filme, considerado perdido por longo tempo, reaparecerá com a exibição de um raríssimo fragmento sonoro. Haverá também uma reflexão ampla sobre o profissional de criação sonora e sobre a trajetória da crítica cinematográfica. No novo espaço Tenda PUC essas mesas-redondas serão seguidas da exibição de filmes comentados por um membro da equipe e por um crítico de cinema selecionado. Entre os críticos convidados estão Miguel Pereira, Rodrigo Fonseca e Luís Alberto Rocha Melo.

Este ano, o evento oferece três prêmios: Troféu CineMúsica para longas exibidos entre julho de 2012 e junho de 2013; Troféu Light para curtas do mesmo período e Prêmio Delart de serviços sonoros para jovens com até 2 longas realizados.

O Prêmio Delart CineMúsica, de serviços de pós produção sonora, é um incentivo à busca pela excelência técnica e artística por jovens realizadores. Os filmes serão exibidos durante o festival e um júri especial escolherá o grande vencedor, que receberá 15 horas de mixagem no Delart Estúdios Cinematográficos, responsável pela pós-produção sonora de grandes clássicos brasileiros, como O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro e Linha de Passe, e pela grande maioria das dublagens para cinema e televisão exibidas no país.

A programação inclui mais de 90 filmes e, entre eles, alguns destaques: A Nave, dirigido por Tainá Menezes, terá uma special working test screening na abertura do festival e tem foco na história do Circo Voador; a Pré-estréia Mundial de Dorsal, documentário sobre a Dorsal Atlântica dirigido por Frederico Neto e Alex Aguiar, que aborda a trajetória de uma das principais bandas de heavy metal dos anos 80; Eles Voltam, de Marcelo Lordello, vencedor do último Festival de Brasília; Balada do Provisório, comédia de espírito carioca de Felipe David Rodrigues, um dos destaques da Mostra de Cinema de Tiradentes e o documentário Mazzaropi, de Celso Sabadin, realizado para comemorar o centenário do ator, roteirista, diretor e produtor paulista Amácio Mazzaropi.

Também estão incluídas mais algumas obras que fazem referência ao universo da música como Paulo Moura- Alma do Brasil, Ensaio sobre o Silêncio, Viva Viva, Um filme para Dirceu, Desagradável e Música Serve Para Isso – Uma História das Mulheres Negras, entre outros. No Cine Centímetro, a exibição de Lábios sem Beijos, dirigido pelo grande Humberto Mauro, lembra que o chamado cinema silencioso, na verdade, sempre teve acompanhamento sonoro. O musicista Carlos Eduardo Pereira será o pioneiro da sessão. Outra lembrança especial é o curta dedicado à sede do festival, Cine Centímetro, dirigido por Danon Lacerda.

Os quatro pontos de exibição dos anos anteriores continuam: a Praça da Matriz, o Cine Tela Brasil, o Cine Milímetro e o Cine Centímetro réplica do saudoso cinema carioca Metro Tijuca, uma das principais salas de exibição de filmes de 1940 a 1970. Em paralelo, no Espaço Som, acontece a exposição Ressonâncias Históricas – A Tecnologia de Som no Cinema Brasileiro, que reúne diversos equipamentos usados em diferentes etapas da captação, processamento e finalização do som de um filme, com destaque para o famoso gravador magnético Nagra IV e para o conjunto de processadores Dolby Tipo A usados pioneiramente na introdução do Dolby no Brasil, em filmes como Corações a Mil e Ópera do Malandro. A curadoria é de Clarisse Xavier e Lívia Botelho.

O público também poderá usufruir do circuito paralelo Sabor CineMúsica. O evento gastronômico conta com oficinas de culinária e a presença de chefs de renome, como o francês Damien Montecer, do restaurante Club des 5, e Isaias Neries, do restaurante do Hotel Parador Lumiar, localizado em Nova Friburgo.

O Programa Formacine, que incentiva e leva as crianças da rede municipal de ensino aos cinemas, mais uma vez irá exibir uma série de produções voltadas para os públicos infantil e juvenil. Estão programadas ainda para esse ano oficinas e apresentações musicais para as crianças. Pelo terceiro ano, haverá uma sessão de audiodescrição – destinada a deficientes visuais com o premiado Colegas – O filme, de Marcelo Galvão.

Na praça, no final de cada dia do festival, shows de grupos convidados fecham a noite.  Na quinta, a banda Madame Zero e na noite de sexta é a vez da Mais do Mesmo, cover da Legião Urbana. Sábado, o  Allegro Coral e Orquestra, regido pelo premiado maestro Renato Misiuk, apresenta um repertório dedicado ao rock nacional e ao BRock em especial.

No domingo, o Cinebloco Brass Band faz uma apresentação que inclui performances, teatro e música com trilhas consagradas do cinema em versões que misturam samba, maracatu, funk, marchinhas, côco e ritmos regionais em geral. O tom divertido fica por conta do figurino dos músicos, que aparecem caracterizados como personagens dos filmes.

O Festival CineMúsica é patrocinado pela Light, Grupo CCR, Petrobras, Eletrobrás Furnas e Senac, e certificado na Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet/Ministério da Cultura e na Lei do ICMS/ Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

O Festival é promovido pela Associação Cultural Cine Música e conta com o apoio da Prefeitura de Valença, Casa de Cultura de Conservatória, Fecomércio, PUC-Rio, Delart e Canal Brasil.

 

Ganhadores do Troféu Cine Música:

O som ao redorMelhor Som

ElenaMelhor Música Original

JardsMelhor Seleção Musical

Era uma vez Eu, verônicaMelhor Captação de Som e Melhores Ruídos de Sala

Meu Pé de Laranja LimaMelhor Edição de Som

Uma História de Amor e FúriaMelhor Desenho de Som, Mixagem, Efeitos Sonoros e Direção de Dublagem

Cabra Marcado para MorrerMelhor Restauração de Som

 

Ganhadores do Troféu Curta Light:

A onda traz, o vento levaMelhor Som

Dia estreladoMelhor Desenho Sonoro e Edição de Som

Quando Morremos à Noite Melhor Som Direto

 

Festival CineMúsica:

Dias: 5,6,7 e 8 de setembro

Local: Conservatória (RJ)

Espaços de Exibição de filmes: Cine Praça (ao ar livre), Cine Centímetro, Cine Milímetro, tenda climatizada Cine Tela Brasil.

Mostra: Ressonâncias Históricas – A Tecnologia de Som no Cinema Brasileiro

Atividades: Programação de longas e curtas, premiações, oficinas, palestras, debates, homenagens, shows, Formacine e Sabor CineMúsica.

Homenageados: Virgínia Flores, Silvério e Cezário Felfelli.

Chefs convidados: Isaias Neries, Damien Monticer, Tiça Magalhães e Adriana Goulart.

Shows: Madame Zero e Valença canta Clementina (dia 05), Mais do Mesmo cover da Legião Urbana (dia 06), Allegro Coral e Orquestra (dia 07) e CineBloco Brass Band (dia 08).

Fonte: Divulgação

Confira mais informações no site oficial:  http://festivalcinemusica.com.br/index.php

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Abrir bate-papo
Informações sobre a Secretaria de Fazenda ou Assistência Social?
Fale com a Val, nossa atendente virtual! 👋