Valença, 20 de março de 2023

A Fundação Cultural e Filantrópica Lea Pentagna é a realizadora do Projeto Invasão da Poesia, que foi premiado em 1º lugar na Região do Médio Paraíba, no Edital “Retomada Cultural RJ 2”, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa – SESEC-RJ. A produção está a cargo da Mimos Brasil Produções Artísticas. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento artístico e cultural de Valença, bem como com a preservação de sua história e estímulo ao turismo.

Sucesso total na primeira etapa, que aconteceu na Rua dos Mineiros, de 13 a 25 de novembro. Foram mostras de poesias a céu aberto; apresentações interativas com os alunos das escolas do Município; saraus, dramatizações e música; oficinas; performances; lançamentos de livros de poesias; teatro Lambe Lambe; Cordel. A Rua dos Mineiros, também abrigou a exposição “No Meio do Caminho Tinha um Poema” – galhardetes com trechos de poemas de artistas nacionais e valencianos afixados ao longo de toda a extensão da rua.  A ideia é que o Projeto seja o marco para que Valença venha a se consolidar como “A cidade da Poesia”.

Além das atividades na Rua dos Mineiros, integrou a programação a exposição “Convergências”, do poeta visual Tchelo D’ Barros, que teve lugar no salão nobre da Câmara de Vereadores de Valença, de 13/11/2022 a 06/01/2023

A segunda etapa do “Invasão da Poesia” será realizada, nos dias 30 e 31 de março. Trata-se de um grande “Festival Estudantil de Poesias Lea Pentagna”, com a participação dos alunos das escolas municipais, estaduais e particulares de Valença. O evento envolverá premiações e contará com uma comissão julgadora composta por profissionais da área vindo de outras cidades.

O Projeto tem o patrocínio do Governo do Estado do RJ e o Apoio Cultural da ACIVA (associação Comercial e Industrial de Valença-RJ); UNIFAA (Centro Universitário de Valença -RJ); Prefeitura Municipal de Valença, através das secretarias de Educação, Cultura e Turismo e da Guarda Municipal; Câmara Municipal de Valença – RJ.