Prefeitura Municipal de Valença

Bairro Serra da Glória

No início de Janeiro desse ano, os moradores do bairro, Serra da Glória, enfrentaram problemas no acesso ao bairro, em decorrência das chuvas. A Secretaria de Serviços Públicos e a Defesa Civil trabalharam para a liberação do acesso e fizeram mapeamento das residências em risco, além de providenciar o aluguel social para as pessoas que precisaram ser deslocadas de suas casas.

Com intuito de solucionar o problema, no dia 03 de fevereiro foi realizada uma reunião entre a Prefeitura e representantes da Fazenda Santa Rosa, proprietária de terreno no local, para resolver definitivamente os casos de deslizamento de terra.

Na oportunidade ficou acertada uma parceria entre a Prefeitura e a administração da Fazenda, para realização de ações no local. Entre elas está a apresentação de um croqui da área afetada, feito pela Secretaria de Serviços Públicos, visando melhor planejar as ações de retirada da terra, e o cercamento da área. Caberá a Defesa Civil a responsabilidade pelas notificações de retirada de construção de garagem em local indevido e a confecção de placa informativa sobre a proibição de animais no local.

O administrador da Fazenda Santa Rosa fará a doação de sacos de ráfia ao município, para fazer a contenção da base do terreno, doará sementes para o replantio da área, visando estabilizar o local, e disponibilizará ainda toda a mão de obra necessária para realização das futuras ações.

Estiveram presentes no encontro, a Secretaria de Serviços Públicos, a Defesa Civil, a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Meio Ambiente, a Gerência de Gestão Ambiental, o Gerente Administrativo e a Gerência Ambiental da Fazenda Santa Rosa.